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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,19
MB
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Título: |
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O ensino de gramática e a formação docente: a inovação/conservação influenciando a prática pedagógica |
Autor: |
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Rosa Maria da Silva Medeiros
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFCG/LINGUAGEM E ENSINO |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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239 |
Resumo |
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O fato de o ensino de gramática ser um dos principais desafios a ser
enfrentado pelos professores que se preocupam em dar um sentido funcional ao
estudo da Gramática na sala de aula; despertou-nos o interesse em desenvolver
uma pesquisa sobre esse ensino; enquanto saber. Enquanto um saber que vem
sendo estudado; ensinado e criticado há muito tempo. Um saber que tem uma
trajetória histórica cujo conhecimento pode servir para a compreensão do seu
desenvolvimento atual e da persistência de determinadas práticas de ensino
antiquadas e ineficazes que; apesar das críticas; perduram até os dias atuais. Um
saber que atravessa o tempo mantendo-se quase inalterável na prática de ensino
de professores de gerações completamente diferentes. Esse interesse é
conseqüência de uma inquietação adquirida por nós ao longo da leitura de
trabalhos acadêmicos (Travaglia; 1996; Possenti; 1998; Antunes; 2003) que; para
discutir o modo como esse conteúdo é abordado em sala de aula; ora focam o
olhar analítico no próprio manual de gramática; ora direcionam esse olhar aos
procedimentos metodológicos adotados/ou a serem adotados pelo professor
durante a aula. Não encontramos; todavia; nesses trabalhos; registro de um
enfoque que buscasse compreender a construção desse saber ao longo do
tempo; e que influência essa sua trajetória pode ter no modo como esse saber é
tratado nas escolas. A fim de refletirmos sobre a construção desse saber;
realizamos um estudo de caso com uma professora de Língua Portuguesa que
leciona há 18 anos em uma escola pública de Campina Grande; e cujo perfil
delineia uma profissional que está continuamente se formando. Entre os cursos
de atualização; destacamos o curso de formação continuada dos Parâmetros em
Ação (PA); por ela ter sido a única professora da área a concluí-lo. Como
embasamento teórico; fizemos uma retrospectiva histórica sobre o ensino da
Língua Portuguesa no Brasil do século XVI ao XXI; e abordamos os estudos
teórico-metodológicos vigentes; atualmente; sobre o ensino da gramática (Moura
Neves; 2002); (PCN; 1998) etc. . Além desse arcabouço teórico; abordamos
estudos reflexivos (Tardif; 2000); (Signorini; 2007) etc. acerca dos saberes
docentes mobilizados na prática pedagógica e que contribuem para compreendêla
e interpretá-la. Somando-se a esses estudos; também recorremos à noção de
Memória; na perspectiva da História oral (Albert; 2004); (Pollak; 1992); (Menezes;
1983); e da Análise do Discurso (Orlandi; 2005); na intenção de (re)constituir a
possível matriz de percepções; de apreciações e de ações (re)construída pela
professora ao longo de sua formação. Constatamos que o saber (os saberes);
relativo(s) a procedimentos teórico-metodológicos do ensino gramatical que
influencia(m) a prática da professora; é um saber (saberes) constituído(s) tanto
pela conservação como pela inovação desse ensino. E esse(s) saber(es) - juntos;
imbricados - influencia(m) a sua prática pedagógica de modo que se pode
configurar o seu saber-fazer/ensinar gramática como o entrelaçamento da
Conservação x Inovação; fruto da trajetória de formação inicial e continuada
dessa professora. |
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