Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,19 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O ensino de gramática e a formação docente: a inovação/conservação influenciando a prática pedagógica
Autor:  
  Rosa Maria da Silva Medeiros   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFCG/LINGUAGEM E ENSINO
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  239
Resumo  
  O fato de o ensino de gramática ser um dos principais desafios a ser enfrentado pelos professores que se preocupam em dar um sentido funcional ao estudo da Gramática na sala de aula; despertou-nos o interesse em desenvolver uma pesquisa sobre esse ensino; enquanto saber. Enquanto um saber que vem sendo estudado; ensinado e criticado há muito tempo. Um saber que tem uma trajetória histórica cujo conhecimento pode servir para a compreensão do seu desenvolvimento atual e da persistência de determinadas práticas de ensino antiquadas e ineficazes que; apesar das críticas; perduram até os dias atuais. Um saber que atravessa o tempo mantendo-se quase inalterável na prática de ensino de professores de gerações completamente diferentes. Esse interesse é conseqüência de uma inquietação adquirida por nós ao longo da leitura de trabalhos acadêmicos (Travaglia; 1996; Possenti; 1998; Antunes; 2003) que; para discutir o modo como esse conteúdo é abordado em sala de aula; ora focam o olhar analítico no próprio manual de gramática; ora direcionam esse olhar aos procedimentos metodológicos adotados/ou a serem adotados pelo professor durante a aula. Não encontramos; todavia; nesses trabalhos; registro de um enfoque que buscasse compreender a construção desse saber ao longo do tempo; e que influência essa sua trajetória pode ter no modo como esse saber é tratado nas escolas. A fim de refletirmos sobre a construção desse saber; realizamos um estudo de caso com uma professora de Língua Portuguesa que leciona há 18 anos em uma escola pública de Campina Grande; e cujo perfil delineia uma profissional que está continuamente se formando. Entre os cursos de atualização; destacamos o curso de formação continuada dos Parâmetros em Ação (PA); por ela ter sido a única professora da área a concluí-lo. Como embasamento teórico; fizemos uma retrospectiva histórica sobre o ensino da Língua Portuguesa no Brasil do século XVI ao XXI; e abordamos os estudos teórico-metodológicos vigentes; atualmente; sobre o ensino da gramática (Moura Neves; 2002); (PCN; 1998) etc. . Além desse arcabouço teórico; abordamos estudos reflexivos (Tardif; 2000); (Signorini; 2007) etc. acerca dos saberes docentes mobilizados na prática pedagógica e que contribuem para compreendêla e interpretá-la. Somando-se a esses estudos; também recorremos à noção de Memória; na perspectiva da História oral (Albert; 2004); (Pollak; 1992); (Menezes; 1983); e da Análise do Discurso (Orlandi; 2005); na intenção de (re)constituir a possível matriz de percepções; de apreciações e de ações (re)construída pela professora ao longo de sua formação. Constatamos que o saber (os saberes); relativo(s) a procedimentos teórico-metodológicos do ensino gramatical que influencia(m) a prática da professora; é um saber (saberes) constituído(s) tanto pela conservação como pela inovação desse ensino. E esse(s) saber(es) - juntos; imbricados - influencia(m) a sua prática pedagógica de modo que se pode configurar o seu saber-fazer/ensinar gramática como o entrelaçamento da Conservação x Inovação; ‘fruto’ da trajetória de formação inicial e continuada dessa professora.
     
    Baixar arquivo