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Título:  
  Três investigações sobre escalas de proficiência e suas interpretações
Autor:  
  Lina Katia Mesquita De Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC-RIO/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  537
Resumo  
  As avaliações de proficiência em larga escala vêm exercendo um papel relevante no contexto educacional contemporâneo; pois servem; entre outros propósitos; para retratar mais precisamente o estado de proficiência de uma grande quantidade de alunos avaliados; como também para fornecer subsídios mais sólidos ao aperfeiçoamento das políticas educacionais que vêm sendo implementadas. As escalas de proficiência utilizadas nessas avaliações revestem-se de uma grande importância nesse processo; visto que são utilizadas pelos avaliadores e pelos gestores educacionais como um instrumento capaz de aferir e interpretar o grau de proficiência dos alunos nas diversas habilidades que compõem os domínios de conhecimento investigados. O objeto de estudo da presente tese são precisamente as escalas de proficiência utilizadas nos sistemas de avaliação em larga escala; de que tratamos utilizando três diferentes abordagens: Primeiro; fazemos uma avaliação do mérito relativo de diferentes métodos de associação entre os itens componentes de um teste e os níveis ou pontos significativos de proficiência de diversas escalas atualmente empregadas. Depois; utilizando uma escala de proficiência em Matemática para a quarta série do Ensino Fundamental; desenvolvemos uma abordagem alternativa para caracterizar os níveis representativos de uma escala de proficiência escolar. Para isso utilizamos métodos baseados em análise de conglomerados (cluster analysis) para a escolha do subconjunto de itens que caracterizam cada nível de proficiência. Por fim; fazemos uso de conhecimentos do ensino e da aprendizagem das habilidades básicas da educação matemática; trabalhadas nas séries iniciais do ensino fundamental; visando a oferecer uma interpretação pedagógica dos clusters formados ao longo da escala de proficiência. A metodologia utilizada será a análise da natureza de operações mentais que caracterizam cada uma das competências e habilidades características de cada cluster; tendo como pressupostos básicos as referências ao processo de aprendizagem da matemática.
     
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