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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
8,84
MB
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Título: |
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Três investigações sobre escalas de proficiência e suas interpretações |
Autor: |
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Lina Katia Mesquita De Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC-RIO/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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529 |
Resumo |
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As avaliações de proficiência em larga escala vêm exercendo um papel relevante no contexto educacional contemporâneo; pois servem; entre outros propósitos; para retratar mais precisamente o estado de proficiência de uma grande quantidade de alunos avaliados; como também para fornecer subsídios mais sólidos ao aperfeiçoamento das políticas educacionais que vêm sendo implementadas. As escalas de proficiência utilizadas nessas avaliações revestem-se de uma grande importância nesse processo; visto que são utilizadas pelos avaliadores e pelos gestores educacionais como um instrumento capaz de aferir e interpretar o grau de proficiência dos alunos nas diversas habilidades que compõem os domínios de conhecimento investigados. O objeto de estudo da presente tese são precisamente as escalas de proficiência utilizadas nos sistemas de avaliação em larga escala; de que tratamos utilizando três diferentes abordagens: Primeiro; fazemos uma avaliação do mérito relativo de diferentes métodos de associação entre os itens componentes de um teste e os níveis ou pontos significativos de proficiência de diversas escalas atualmente empregadas. Depois; utilizando uma escala de proficiência em Matemática para a quarta série do Ensino Fundamental; desenvolvemos uma abordagem alternativa para caracterizar os níveis representativos de uma escala de proficiência escolar. Para isso utilizamos métodos baseados em análise de conglomerados (cluster analysis) para a escolha do subconjunto de itens que caracterizam cada nível de proficiência. Por fim; fazemos uso de conhecimentos do ensino e da aprendizagem das habilidades básicas da educação matemática; trabalhadas nas séries iniciais do ensino fundamental; visando a oferecer uma interpretação pedagógica dos clusters formados ao longo da escala de proficiência. A metodologia utilizada será a análise da natureza de operações mentais que caracterizam cada uma das competências e habilidades características de cada cluster; tendo como pressupostos básicos as referências ao processo de aprendizagem da matemática. |
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