Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3,52 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Domingo é dia de felicidade: as crianças e as notícias
Autor:  
  Maria Inês De Carvalho Delorme   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC-RIO/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1.312
Resumo  
  Domingo é dia de felicidade é o título desta tese de doutoramento; voltada para o exame de diferentes variáveis que possam contribuir para um melhor entendimento das relações que as crianças estabelecem com as notícias oriundas da televisão. A pesquisa configura-se como um estudo de cunho etnográfico sobre crianças que freqüentam o primeiro ano do ciclo de formação em uma determinada escola pública municipal da cidade do Rio de Janeiro; no período escolar de 2007. No foco deste estudo; encontram-se crianças que se caracterizam como sujeitos ativos; participativos; que gostam de opinar e que se sentem aptas a questionar certos padrões da televisão e do mundo adulto; em situações interativas com seus pares. Meu objetivo nuclear foi conhecer e compreender suas preferências; os recortes que fazem do que vêem; seus sentimentos; modos de relação entre suas experiências e as notícias televisivas; numa análise que envolveu a produção; considerou dados de veiculação até alcançar a repercussão e as marcas dessas notícias em suas vidas. Para isso; as crianças foram consideradas como produtoras e consumidoras da cultura; configurando-se; assim; numa audiência crítica também dos telejornais. Para conhecer os atributos dos acontecimentos que permitem vir a veiculá-los como notícias na televisão e; ao mesmo tempo; para ser possível entender as diferentes repercussões dessas notícias na vida das crianças; houve uma aproximação teórica de áreas diferenciadas como Comunicação Social; Educação e Teoria da Literatura; articulação esta que se fez sempre norteada pelas possibilidades de alcance e limite conceituais; cujos aproveitamentos impliquem a passagem de um campo disciplinar a outro
     
    Baixar arquivo