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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,17
MB
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Título: |
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“Filho de”: um estudo sobre o sub-registro de nascimento na cidade do Rio de Janeiro |
Autor: |
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Tula Vieira Brasileiro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC-RIO/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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440 |
Resumo |
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Esta tese nasceu da minha inserção profissional como assistente social em uma unidade de saúde de emergência do Estado do Rio de Janeiro Hospital Estadual Carlos Chagas - HECC; onde encontrei várias crianças que não possuíam sua certidão de nascimento. O estranhamento que me causou este fato tornou-se maior ao perceber recorrências significativas desta situação e suas reverberações. Verifiquei que essas crianças eram chamadas pelos profissionais do HECC como Filho de acrescido do nome da mãe. Aos poucos compreendi que a ausência de certidão de nascimento se constitui em um fenômeno oficialmente denominado sub-registro de nascimento; a respeito do qual há pouca produção teórica; como pude verificar ao longo do processo de investigação. Tal problemática veio a ser a minha questão de pesquisa. Meu objetivo nesta tese foi entender porque algumas crianças atendidas no HECC; no período compreendido entre os anos de 1999 a 2007; não foram registradas. Buscando uma abordagem etnográfica; procurei desvendar as razões deste fato. Para tanto investiguei os significados da certidão de nascimento com mães e pais e suas implicações nas interações com as instituições escolares. Já que algumas crianças não foram registradas porque suas mães também não o foram; incorporei no processo de investigação adultos igualmente sem certidão de nascimento. Tal problemática me sugere uma questão instigante para o debate sobre o registro civil que envolve a reprodução social dos setores pobres da sociedade. Com este estudo; pretendo contribuir para a compreensão da história da infância e da família pobre brasileira; na expectativa de que esta investigação seja um alerta para os setores responsáveis pelo sistema de registro civil no Brasil. Ademais; pretendo contribuir para a elaboração de políticas públicas educacionais. Como instrumentos de trabalho; utilizei um questionário; entrevistas abertas; conversas com mães e pais; observações; documentos e material institucional do HECC. Meu diálogo central se deu com Roberto DaMatta (1997a; 1997; 2000); Ana Liési Thurler (2004); e Cynthia Sarti (1996;2004) e Cláudia Fonseca (2005;no prelo). |
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