|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
166,39
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Efeitos da educação a distância no ensino presencial |
Autor: |
|
Janaina Dardengo Paterline
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
FUCAPE/CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
228 |
Resumo |
|
O ano de 1996 ficou marcado pela profunda alteração na legislação educacional
que provocou; entre outras coisas; o crescimento na oferta de vagas para o
ensino superior; reduziu as barreiras de entrada e aumentou a competitividade
no setor de educação superior. A nova realidade de mercado fez com que as
instituições educacionais buscassem novos instrumentos no sentido de se
posicionarem estrategicamente em meio às mudanças. A modalidade Educação
a Distância - EAD apresenta-se; pois; como uma tendência de diferenciação do
produto educação. Considerando que uma alteração no preço de um bem poderá
aumentar ou reduzir a demanda por outro bem; dependendo do tipo de relação
que existe entre ambos; acredita-se que Educação a Distância e Ensino
Presencial estabeleçam entre si relação de substituição uma vez que; perante a
legislação vigente; ambos possuem a mesma utilidade. Em face dessas
constatações a pesquisa procura investigar em que medida ocorre a relação
entre a oferta de educação a distância e os preços praticados pelo ensino
presencial de educação superior. Para tanto; desenvolveu-se uma pesquisa
compreendendo 2.456 Instituições de Ensino Superior cadastradas no MEC; das
quais se elegeu uma amostra aleatória simples de trinta por cento. Os dados
coletados foram abordados estatisticamente e a hipótese de que a entrada da
modalidade de graduação a distância exerce influência positiva na composição
do preço praticado pelo ensino de graduação presencial foi testada por meio do
modelo de regressão múltipla; com 27 observações compostas a partir da
mediana dos preços praticados em cada estado brasileiro. Os resultados
mostraram que a educação a distância e o ensino presencial ainda não podem
ser considerados produtos substitutos; não se confirmando; assim; a hipótese
levantada. Afirmar que a EAD e Ensino Presencial são produtos concorrentes
ainda é um posicionamento inconsistente; uma vez que o público alcançado por
cada uma das modalidades é diferenciado. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|