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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Efeitos da educação a distância no ensino presencial
Autor:  
  Janaina Dardengo Paterline   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  FUCAPE/CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  228
Resumo  
  O ano de 1996 ficou marcado pela profunda alteração na legislação educacional que provocou; entre outras coisas; o crescimento na oferta de vagas para o ensino superior; reduziu as barreiras de entrada e aumentou a competitividade no setor de educação superior. A nova realidade de mercado fez com que as instituições educacionais buscassem novos instrumentos no sentido de se posicionarem estrategicamente em meio às mudanças. A modalidade Educação a Distância - EAD apresenta-se; pois; como uma tendência de diferenciação do produto educação. Considerando que uma alteração no preço de um bem poderá aumentar ou reduzir a demanda por outro bem; dependendo do tipo de relação que existe entre ambos; acredita-se que Educação a Distância e Ensino Presencial estabeleçam entre si relação de substituição uma vez que; perante a legislação vigente; ambos possuem a mesma utilidade. Em face dessas constatações a pesquisa procura investigar em que medida ocorre a relação entre a oferta de educação a distância e os preços praticados pelo ensino presencial de educação superior. Para tanto; desenvolveu-se uma pesquisa compreendendo 2.456 Instituições de Ensino Superior cadastradas no MEC; das quais se elegeu uma amostra aleatória simples de trinta por cento. Os dados coletados foram abordados estatisticamente e a hipótese de que a entrada da modalidade de graduação a distância exerce influência positiva na composição do preço praticado pelo ensino de graduação presencial foi testada por meio do modelo de regressão múltipla; com 27 observações compostas a partir da mediana dos preços praticados em cada estado brasileiro. Os resultados mostraram que a educação a distância e o ensino presencial ainda não podem ser considerados produtos substitutos; não se confirmando; assim; a hipótese levantada. Afirmar que a EAD e Ensino Presencial são produtos concorrentes ainda é um posicionamento inconsistente; uma vez que o público alcançado por cada uma das modalidades é diferenciado.
     
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