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Título:  
  Fatores que afetam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no estado do Rio Grande do Norte
Autor:  
  Ernesto Alexandre Tacconi Neto   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRN/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  776
Resumo  
  O mercado orgânico brasileiro vem crescendo a cada ano; e essa comercialização é extremamente importante para o país; pois possibilita uma maior preocupação com a preservação ambiental; além de gerar emprego e renda para os trabalhadores rurais. Para tanto; é necessário que esses produtores definam formas de competir no mercado; focalizando os aspectos que realmente importam para os clientes. Portanto; o objetivo deste trabalho é investigar; com base na percepção dos produtores rurais; os fatores que afetam a competitividade dos produtos orgânicos no Estado do Rio Grande do Norte; com a finalidade de contribuir para a tomada de decisões estratégicas no que diz respeito à produção e comercialização no cenário agrícola norte-rio-grandense; além de disponibilizar informações sobre a competitividade desses produtos; a fim de servir de referência para outras pesquisas que sejam pertinentes. Do ponto de vista metodológico; o presente trabalho pode ser classificado como um estudo de pesquisa aplicada; com objetivo descritivo e abordagem quantitativa. O instrumento utilizado foi o formulário; delimitando-se a pesquisar os produtores de produtos orgânicos do Estado Rio Grande do Norte; que cultivam o segmento do tipo legumes e verduras orgânicas; totalizando trinta e dois produtores. Os dados foram tratados através da Análise Descritiva e da Análise de Cluster. Resultados da pesquisa descritiva indicaram que os principais fatores que afetam a competitividade dos produtos orgânicos no Estado do Rio Grande do Norte são os custos; a diferenciação e a confiabilidade. A análise de Cluster apresentou que existe um agrupamento de produtores orgânicos que utilizam com maior freqüência à ajuda de técnico especializado e este mesmo grupo é o que atende ao ramo varejista de maior porte; como supermercados.
     
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