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Pesquisa Básica
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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Do texto ao texto: uma abordagem interdisciplinar no ensino de língua portuguesa na educação profissional agrícola
Autor:  
  Jussara Fátima Alves Campos de Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  2,548
Resumo  
  Este estudo discute a produção de textos em escolas agrotécnicas sob a ótica da Lingüística textual e da interdisciplinaridade. O objetivo da pesquisa foi buscar uma metodologia adequada para auxiliar os alunos de essas escolas produzirem textos coesos e coerentes; através do uso de um tratamento interdisciplinar. A metodologia que conduziu a pesquisa foi prioritariamente qualitativa e a amostra constituiu-se de redações feitas por 13 alunos; DO Curso Técnico em Agropecuária do CEFET- Urutaí/UNED – Morrinhos; com idades entre 15 e 46 anos. Foi usado um questionário no início da pesquisa; um balanço das atividades; aplicado ao final de cada semestre; e textos produzidos pelos alunos entre agosto de 2003 a junho de 2004. a fim de atender aos objetivos dessa pesquisa foram analisadas 38 redações. Inquietava-me o fato de os alunos do Curso de Técnico Agrícola; ao encerrar o curso; apresentarem; em sua maioria; uma produção textual muito aquém da esperada de um técnico que se encaminha para o mundo do trabalho. Minhas preocupações devem-se às dificuldades demonstradas pelos alunos ao produzir bons textos; tanto em relação à estrutura lingüística quanto ao nível de informação. Muitos dos textos apresentavam grandes problemas de coesão e coerência. Nota-se que os manuais de Português adotados pelas escolas de ensino médio não satisfazem as necessidades dos alunos; por insistirem em ensinar uma gramática dissociada da produção de textos. Observou-se também que há; ainda; um longo caminho a percorrer e ele passa por um contínuo diálogo entre professores do ensino médio e professores do ensino técnico; através de uma abordagem interdisciplinar. Se o objetivo é conseguir o bom desempenho dos alunos na escrita; o foco deveria ser não somente o ensino das maçantes regras gramaticais; mas fornecer aos alunos meios de se interessarem tanto pela leitura quanto pela descrita. Em decorrência disso; os alunos serão apresentados a bons exemplos de linguagem técnica e literária como um caminho para melhorar suas habilidades de escrita e ampliar suas visões de mundo. Assim; é necessário criar nas escolas agrotécnicas condições para o ensino da produção textual oral e escrita; através da criação de laboratórios de produção de texto; assim como desenvolver atividades que levarão os alunos a um domínio satisfatório das variações lingüísticas; para integrarem-se melhor no seu meio social ou ascender a outro meio social.
     
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