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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,55
MB
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Título: |
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Análise comparativa dos modelos de educação profissional agrícola: sistema escola-fazenda e a formação por competência no Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO |
Autor: |
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José de Oliveira Campos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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310 |
Resumo |
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O presente trabalho tem por objetivo analisar os Modelos Curriculares implementados no Sistema Escola-Fazenda e no Currículo por Competência. O local do estudo foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO (CEFET Urutaí); por ser uma das instituições pioneiras na implementação dos dois modelos curriculares. Partindo desse pressuposto; procurou-se organizar o trabalho em dois momentos. O primeiro fundamentou-se; principalmente; no recolhimento; catalogação; organização; leitura e interpretação de textos sobre o Ensino Agrícola no país; a origem do CEFET de Urutaí; o Sistema Escola-Fazenda (SEF) e a Reforma da Educação Profissional (REP) na área Agropecuária. No segundo momento; realizaram-se o levantamento; a implementação e o funcionamento dos modelos para a educação agrícola; utilizou-se; para isto; a observação participativa através de entrevistas e questionários aos docentes; para obter-se a opinião dos atores do processo. Observou-se; através dos depoimentos; que os docentes ainda sentem dificuldades para adaptar-se ao Currículo por Competência. Destacou-se também a redução das atividades práticas; que eram intensas no Sistema Escola-Fazenda. Para os docentes; são nas Unidades Educativas de Produção (UEPs) que os alunos desenvolveriam o aprender a fazer; a ser; a conhecer e a conviver. Observou-se nos depoimentos a necessidade de um melhor preparo dos docentes para maior entendimento da REP; o que pode ser observado pelo grande número de Matrizes Curriculares implantadas e reorganizadas no CEFET Urutaí/GO; no período compreendido entre 1995 a 2003. A separação do Ensino Médio da Educação Profissional também foi apontada pelos docentes como um problema a ser superado. Portanto; o propósito desta pesquisa foi apresentar um material que gere reflexões sobre os modelos; já que novas legislações estão em vigor (Decreto n.º 5.154/04; Parecer CEB/CNE n.º 39/05 e a Resolução n.º 01/05); trazendo novamente para debate a Reforma da Educação Profissional no CEFET Urutaí/GO e no Brasil. |
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