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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Análise curricular da implementação da reforma da educação profissional na Escola Agrotécnica Federal de Colatina - ES
Autor:  
  Oscilene Simões Marques   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  704
Resumo  
  Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a implementação curricular proposta pela reforma da educação profissional especificamente na Escola Agrotécnica Federal de Colatina/ES; após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases n.° 9394/96. A pesquisa surgiu da observação das mudanças estruturais e curriculares promovidas na EAF-Colatina e dos resultados do Seminário de Avaliação do Curso Técnico em Agropecuária - Habilitação em Agropecuária; com 90 alunos concludentes do referido curso. Foram discutidos temas como o perfil do técnico; os objetivos do curso; o aproveitamento e validade do curso e fez-se a aplicação de questionário avaliativo; cujos resultados apontaram insegurança para atuarem em situações que envolviam os conteúdos dos cursos; sendo considerado regular por 78% dos alunos. Partindo dos dados colhidos; decidiu-se investigar o que efetivamente mudou no processo; quais crescimentos e quais deficiências são perceptíveis; que alterações curriculares ocorreram a participação dos atores (docentes; discentes e gestores) nesse processo. A metodologia adotada engloba a pesquisa bibliográfica com estudos de referências teóricas; dos documentos oficiais referentes à evolução curricular e a Legislação Educacional e todos os aparatos legais que constituem a Reforma da Educação Profissional de nível técnico. Utiliza-se também a observação; a aplicação de questionários a alunos concludentes nos anos de 2002 e 2003 e entrevistas com docentes e gestores do departamento educacional. Inicialmente faz-se um histórico da EAF-COL com enfoque na evolução curricular. A seguir analisa-se a Reforma da Educação Profissional Agrícola; através de seus aparatos legais e como esta se efetivou na Escola; infocando a operacionalização e o envolvimento dos sujeitos no processo. Num terceiro momento destaca-se a análise dos modelos curriculares da educação profissional agrícola; especificamente o sistema escola-fazenda e a proposta curricular da reforma da Educação Profissional agrícola em vigor. Finalmente apresentam-se os resultados dos seminários de avaliação do curso; a posição do docente no processo de mudanças e considerações críticas a respeito do processo.
     
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