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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.98
MB
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Título: |
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A luta armada no Brasil, através do filme "O que é isso companheiro?" de Bruno Barreto |
Autor: |
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Rodrigo Fazio
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2003 |
Acessos: |
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2,098 |
Resumo |
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O presente estudo tem como proposta abordar o tema da Luta armada no Brasil; mais especificamente o ano de 1969; quando organizações de esquerda seqüestraram o embaixador americano do Brasil. E como intitulou Jacob Gorender; ocorreu o Golpe de Mestre Para tal empreendimento buscaremos suporte teórico - metodológico na História Cultural; que propiciou a abertura de novas fontes documentais; como por exemplo; a utilização de filmes. Isto ampliou em muito os recursos do historiador; ao se propor em analisar determinados fatos históricos. Desta forma; nosso objetivo central é perceber a representação cinematográfica que O que é isso; companheiro? faz da luta armada no Brasil. Demonstrar como influencias externas acabam por se manifestar na película. Bruno Barreto; ao construir seu filme; se apropria de fatos da nossa História; promovendo uma reelaboração dos mesmos. Suas opções não passaram desapercebidas; pelo contrário; o filme recebeu muitas críticas na imprensa; sendo acusado de não dizer a verdade sobre os fatos; de operar uma manipulação da memória para as novas gerações. O diretor se defendeu afirmando que o filme é apenas uma ficção; que ele não tinha obrigação de ser fiel à história. A polêmica foi muito grande e dificilmente outro filme; nos anos 90; obteve tamanho destaque na mídia. Buscar no passado (na Memória) algum fato histórico; e apresentá-lo no presente; é uma ação típica de grupos sociais que querem marcar sua posição no presente; para se projetar no futuro. Nosso estudo pretende demonstrar que as produções artísticas e a sociedade estão sempre interagindo; numa espécie de diálogo; pois ambas se influenciam com questões do seu tempo. As obras trazem marcas individuais e coletivas que ficam registradas; apresentar isto também faz parte da nossa tarefa. O que é isso; companheiro? sinaliza algumas mudanças. Tentar elucidá-las é nosso dever enquanto historiador. |
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