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Título:  
  Instituições federais de educação profissional no Brasil: estudo comparativo sobre gestão e autonomia administrativa
Autor:  
  Manoel Mendes de Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  198
Resumo  
  O presente trabalho trata de estudo comparativo para identificar se as Instituições Federais de Educação Profissional (Autarquias); que são caracterizadas como serviço autônomo criado por Lei; com personalidade jurídica; patrimônio e receita própria para executar atividades típicas da Administração Pública que requeiram para seu melhor funcionamento; gestão administrativa e financeira descentralizada; se constituem em estratégia e flexibilidade da gestão pública. Utilizando-se da pesquisa do tipo exploratória com características descritivas e da metodologia do estudo de caso; se analisou e comparou; utilizando-se questionário; distribuído a 30 diretores ocupantes de Cargos de Direção - CD; dos Centros Federais de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro; Urutai - GO e Uberlândia em Minas Gerais. Os resultados mostram que a autonomia administrativa das Instituições Federais de Educação Profissional; só existe nas leis e nos decretos; podendo se constituir em estratégia de flexibilidade da gestão pública da área de educação se efetivada pelo Governo; na prática da gestão autônoma e descentralizada.
     
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