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Título:  
  Condições capacitadoras à criação do conhecimento organizacional: o caso do movimento pró-criança
Autor:  
  Cecilia De Melo Dias   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPE/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  298
Resumo  
  Este estudo teve como objetivo verificar a existência de condições capacitadoras à criação do conhecimento organizacional no Movimento Pró-Criança; organização sem fins lucrativos que procura promover crianças e adolescentes em situação de rua e em situação de risco. Em função da temática abordada; o referencial teórico gira em torno de temáticas tais como: terceiro setor; tecnologia social e gestão do conhecimento. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo; sendo a estratégia utilizada para o alcance dos objetivos da pesquisa a do estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas e individuais. A análise teve como foco a verificação da existência de um contexto apropriado à criação do conhecimento organizacional; focalizando principalmente as condições capacitadoras à criação do conhecimento sugeridas por Nonaka e Takeuchi (1997¬): intenção; autonomia; flutuação e caos criativo; redundância e variedade de requisitos. Verificou-se a intenção da instituição em promover um ambiente mais participativo e também uma maior abertura ao meio onde está inserida. Isto foi percebido nas mudanças ocorridas na instituição; principalmente no que se refere à captação de recursos e ao perfil dos cursos oferecidos aos alunos; cada vez mais enfatizando um caráter mais empreendedor. Mesmo assim; apesar de existir um propósito em promover uma gestão mais compartilhada; foi notada a existência de centralização e proposição de objetivos; ainda concentrada na direção da instituição. Em contrapartida; foi possível identificar que no âmbito das unidades da instituição há um contexto favorável à criação e ao compartilhamento de conhecimento; sobretudo no que se refere à intenção organizacional; a autonomia e também ao comprometimento dos membros da instituição.
     
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