|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
908,83
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Condições capacitadoras à criação do
conhecimento organizacional: o caso do
movimento pró-criança |
Autor: |
|
Cecilia De Melo Dias
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPE/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
298 |
Resumo |
|
Este estudo teve como objetivo verificar a existência de condições capacitadoras à criação do conhecimento organizacional no Movimento Pró-Criança; organização sem fins lucrativos que procura promover crianças e adolescentes em situação de rua e em situação de risco. Em função da temática abordada; o referencial teórico gira em torno de temáticas tais como: terceiro setor; tecnologia social e gestão do conhecimento. O método de pesquisa adotado foi o qualitativo; sendo a estratégia utilizada para o alcance dos objetivos da pesquisa a do estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas e individuais. A análise teve como foco a verificação da existência de um contexto apropriado à criação do conhecimento organizacional; focalizando principalmente as condições capacitadoras à criação do conhecimento sugeridas por Nonaka e Takeuchi (1997¬): intenção; autonomia; flutuação e caos criativo; redundância e variedade de requisitos. Verificou-se a intenção da instituição em promover um ambiente mais participativo e também uma maior abertura ao meio onde está inserida. Isto foi percebido nas mudanças ocorridas na instituição; principalmente no que se refere à captação de recursos e ao perfil dos cursos oferecidos aos alunos; cada vez mais enfatizando um caráter mais empreendedor. Mesmo assim; apesar de existir um propósito em promover uma gestão mais compartilhada; foi notada a existência de centralização e proposição de objetivos; ainda concentrada na direção da instituição. Em contrapartida; foi possível identificar que no âmbito das unidades da instituição há um contexto favorável à criação e ao compartilhamento de conhecimento; sobretudo no que se refere à intenção organizacional; a autonomia e também ao comprometimento dos membros da instituição. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|