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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
599,93
KB
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Título: |
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Educação profissional e qualidade de ensino: traçando um perfil sociográfico dos estudantes da EAF - Alegre, ES |
Autor: |
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Sonia Maria Pereira Freitas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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209 |
Resumo |
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Esta investigação sobre as trajetórias escolares e os processos de socialização familiar dos jovens que ingressam na Escola Agrotécnica Federal de Alegre; analisou; mediante a aplicação de questionários; como as características institucionais e familiares interagem na produção do sucesso escolar. A investigação permitiu analisar; concomitantemente; os contextos micro e macrossociais que compõem as trajetórias escolares dos estudantes; marcadas; fortemente; pela especificidade rural/urbana. Uma das metas da pesquisa foi a caracterização da EAFA de acordo com seu projeto institucional; corpo docente e clientela; traçando; assim; um perfil sociográfico dos atores envolvidos; focalizando a interação família-escola e as práticas e estratégias socioeducativas das famílias e da instituição. A análise da legislação pertinente; do projeto político-pedagógico e dos currículos dos cursos da escola investigada pôde ampliar a compreensão dos limites e possibilidades da reforma da educação profissional em curso e a compreensão sobre a aparente contradição entre os objetivos da escola e os da clientela; caráter terminal e profissionalizante versus caráter propedêutico. Essa investigação forneceu subsídios para a interpretação do sucesso ou fracasso escolar dos alunos; bem como; aquilatou o valor efetivamente agregado por tal escola; ou seja; o efeito-escola na produção de trajetórias escolares de sucesso. |
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