Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  599,93 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Educação profissional e qualidade de ensino: traçando um perfil sociográfico dos estudantes da EAF - Alegre, ES
Autor:  
  Sonia Maria Pereira Freitas   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  209
Resumo  
  Esta investigação sobre as trajetórias escolares e os processos de socialização familiar dos jovens que ingressam na Escola Agrotécnica Federal de Alegre; analisou; mediante a aplicação de questionários; como as características institucionais e familiares interagem na produção do sucesso escolar. A investigação permitiu analisar; concomitantemente; os contextos micro e macrossociais que compõem as trajetórias escolares dos estudantes; marcadas; fortemente; pela especificidade rural/urbana. Uma das metas da pesquisa foi a caracterização da EAFA de acordo com seu projeto institucional; corpo docente e clientela; traçando; assim; um perfil sociográfico dos atores envolvidos; focalizando a interação família-escola e as práticas e estratégias socioeducativas das famílias e da instituição. A análise da legislação pertinente; do projeto político-pedagógico e dos currículos dos cursos da escola investigada pôde ampliar a compreensão dos limites e possibilidades da reforma da educação profissional em curso e a compreensão sobre a ‘aparente’ contradição entre os objetivos da escola e os da clientela; caráter terminal e profissionalizante versus caráter propedêutico. Essa investigação forneceu subsídios para a interpretação do sucesso ou fracasso escolar dos alunos; bem como; aquilatou o valor efetivamente agregado por tal escola; ou seja; o efeito-escola na produção de trajetórias escolares de sucesso.
     
    Baixar arquivo