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Título:  
  O papel da experimentação no estudo do solo através do ensino de química: relações entre ensino e aprendizagem numa perspectiva construtivista
Autor:  
  Elizabeth do Carmo Mendes Casagrande   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  325
Resumo  
  A estrutura curricular do ensino técnico agrícola é caracterizada pela fragmentação excessiva do conhecimento; onde ocorre uma completa separação entre o ensino médio e o profissional; o que dificulta o desenvolvimento da capacidade do aluno de relacionar conceitos entre as disciplinas. Este estudo teve como objetivo avaliar o papel do ensino experimental; visando a conectar os conhecimentos químicos aos conhecimentos de solos; através da experimentação; do dialogar com colegas e professores; dos acertos e erros; propiciando ao aluno; a possibilidade de chegar à internalização do conhecimento formal; contribuindo para a sua melhoria profissional e capacidade de contextualização. Foi utilizada metodologia elaborada a partir da perspectiva construtivista; e o referencial teórico adotado foi o de Ausubel (Aprendizagem-Sjgnificativa). A pesquisa foi realizada com 17 alunos do 3° ano do ensino médio concomitante com o Curso Técnico em Agricultura da EAF-Barbacena; que apresentavam conhecimento prévio sobre solos. No início do trabalho; pressupôs-se que devido à fragmentação do ensino; os alunos apresentavam dificuldades em estabelecer a conexão entre os saberes químicos e de solos. Para avaliar estas condições; a pesquisa foi organizada em dois momentos; quando no primeiro; foram realizadas três aulas experimentais que tiveram duração de três semanas; com duas aulas de 50 minutos por semana; num total de seis horas-aula; cujos assuntos foram a determinação da matéria orgânica no solo; a determinação de pH do solo e a preparação da calda bordalesa; por meio dos quais o desafio das aulas foi estabelecer ligações entre os conhecimentos de química e de solo; revê-los e refazê-los. No segundo momento; foram elaborados e aplicados dois questionários em dois grupos de alunos. O primeiro questionário teve por meta identificar a visão que os alunos possuem a respeito das aulas de química na sua formação e foi aplicado aos alunos que não participaram das atividades propostas para o desenvolvimento desta pesquisa. O segundo questionário trouxe; além destes objetos de investigação; a avaliação das aulas desenvolvidas e foi aplicado aos alunos que participaram nas atividades propostas na pesquisa. Os resultados mostraram que os alunos dos dois grupos reconhecem a importância da química na sua formação técnica; revelando suas dificuldades de compreender a química e relacioná-la com as disciplinas de seu curso técnico que com ela estabelecem vínculos. Todos os alunos que participaram das atividades práticas perceberam que o uso da experimentação ajudou na compreensão destas relações e atendeu às expectativas. Desta forma; utilizar experimentos como ferramenta para desenvolver a compreensão de conceitos e relacioná-los com solos; fazendo a interdisciplinaridade; é função da experimentação e devem ser explorados no Curso Técnico em Agricultura. A partir dos dados obtidos; foi possível avaliar que as atividades experimentais contribuíram na geração de reflexões que puderam conectar conhecimentos prévios dos alunos; elaborados dentro de seu contexto escolar.
     
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