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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,01
MB
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Título: |
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Análise da disciplina Sociologia na Educação Profissional: reflexões a partir de um estudo de caso |
Autor: |
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Andreia Vania Ferreira Caju
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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363 |
Resumo |
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A presente pesquisa tem por finalidade caracterizar a disciplina Sociologia dentro de uma escola de educação profissional. Para que isso fosse realizado procurou-se fazer uma análise sobre a História do Ensino Profissional no Brasil; do Ensino Técnico Agropecuário e da disciplina Sociologia no Brasil. Utilizou-se uma análise histórica para poder caracterizar as diversas fases na qual tanto a disciplina quanto o ensino profissional passaram devido às diversas reformas educacionais que moldaram suas estruturas ao decorrer dos anos. Para caracterizar a disciplina dentro do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; fez-se uma pesquisa através de questionários respondidos pelos alunos e pelos docentes para visualizar qual a concepção que os mesmos têm da disciplina. Os questionamentos realizados foram para poder compreender como a mesma sendo desenvolvida dentro de uma escola de ensino profissional. Os pesquisados tiveram o seu perfil delineado através do questionário sócio-econômico; para conhecermos um pouco quem são esses alunos que procuram uma escola pública de formação profissional e de qualidade. Quanto às perguntas sobre a disciplina indagamos sobre conteúdos abordados pela disciplina que eles recordavam; uso dos conhecimentos da disciplina na vida; carga horária desejável; a importância dela para a formação profissional; quais conteúdos deveriam ser abordados na disciplina para formação do técnico agrícola; se a mesma tinha alguma influência nas disciplinas ministradas pelos professores do ensino médio e profissional. Foram ainda analisadas grades curriculares e os programas; como subsídios para a compreensão da forma como a disciplina vem sendo trabalhada dentro do colégio. Palavras-chave: educação; ensino médio; ensino profissionalizante; Sociologia e CTUR. |
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