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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Análise da disciplina Sociologia na Educação Profissional: reflexões a partir de um estudo de caso
Autor:  
  Andreia Vania Ferreira Caju   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  1,579
Resumo  
  A presente pesquisa tem por finalidade caracterizar a disciplina Sociologia dentro de uma escola de educação profissional. Para que isso fosse realizado procurou-se fazer uma análise sobre a História do Ensino Profissional no Brasil; do Ensino Técnico Agropecuário e da disciplina Sociologia no Brasil. Utilizou-se uma análise histórica para poder caracterizar as diversas fases na qual tanto a disciplina quanto o ensino profissional passaram devido às diversas reformas educacionais que moldaram suas estruturas ao decorrer dos anos. Para caracterizar a disciplina dentro do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; fez-se uma pesquisa através de questionários respondidos pelos alunos e pelos docentes para visualizar qual a concepção que os mesmos têm da disciplina. Os questionamentos realizados foram para poder compreender como a mesma sendo desenvolvida dentro de uma escola de ensino profissional. Os pesquisados tiveram o seu perfil delineado através do questionário sócio-econômico; para conhecermos um pouco quem são esses alunos que procuram uma escola pública de formação profissional e de qualidade. Quanto às perguntas sobre a disciplina indagamos sobre conteúdos abordados pela disciplina que eles recordavam; uso dos conhecimentos da disciplina na vida; carga horária desejável; a importância dela para a formação profissional; quais conteúdos deveriam ser abordados na disciplina para formação do técnico agrícola; se a mesma tinha alguma influência nas disciplinas ministradas pelos professores do ensino médio e profissional. Foram ainda analisadas grades curriculares e os programas; como subsídios para a compreensão da forma como a disciplina vem sendo trabalhada dentro do colégio. Palavras-chave: educação; ensino médio; ensino profissionalizante; Sociologia e CTUR.
     
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