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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,26
MB
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Título: |
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Gestão na educação profissional agrícola: pesquisa do arranjo produtivo local (APL) da banana organica para a implantação em Itaguaí-RJ |
Autor: |
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Francisco Linhares Borges
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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221 |
Resumo |
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A implantação de normas ambientais preconizadas pela agricultura orgânica; em condições de mercado; desencadeará inovações (na ausência de um ambiente competitivo) que reduzirão os custos totais (produção e transação) do produto banana orgânica e aumentarão seu valor. O aumento da produtividade dos recursos (matéria-prima; mão-de-obra; energia) devido à introdução de inovações; favorecerá a competitividade dos produtores de banana orgânica. A criação do APL da banana orgânica gerará mais renda e emprego nas regiões produtoras no Estado do Rio de Janeiro; o caso do Município de Itaguaí; objeto do estudo. Isto porque; o desenvolvimento de técnicas da agricultura orgânica para a cultura da banana permitirá a agregação de valor e sua apropriação pelo produtor; assim como o desenvolvimento da produção em maior escala. A introdução de técnicas da agricultura orgânica provavelmente aumentará a produtividade; qualidade; conservação e pós - colheita. Por outro lado; a implantação de mecanismos institucionais de coordenação reduzirá os custos indiretos ou custos de transação; aumentando a eficiência econômica e a equidade social. O APL da banana orgânica provavelmente gerará melhor impacto sócio - econômico local e regional sustentável; devido aos mecanismos de coordenação baseado num atributo de qualidade ou padrão de qualidade; que lhe fornecerão a estrutura. A abordagem de APL da Banana Orgânica utilizada nesse estudo é identificada com o conceito de cluster. Para isso; estamos utilizando um modelo de Arranjo Produtivo Local (APL) de Banana Orgânica; com base no conceito de cluster.A Educação Agrícola integrada a este programa seja da forma curricular formal, profissionalização e de qualificação contribuirá através de suas estruturas físicas e profissionais da difusão de novas tecnologias. |
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