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Título:  
  Do corpo sensível ao território inteligível no filme “Cidade de Deus”
Autor:  
  Adriano Miranda Vasconcellos de Jesus   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIP/COMUNICAÇÃO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  274
Resumo  
  A comunicação tem como premissa o interesse pela circulação das mensagens no interior de grupos ou parceiros de uma interação. A perspectiva dos estudos da enunciação e a atividade discursiva ultrapassam a circulação e buscam a compreensão do modo como situam o enunciatário (receptor) e o enunciador (emissor) diante dos discursos para construir as suas significações. O Filme “Cidade de Deus” (2002) de Fernando Meirelles tem como tema a deformação de um espaço urbano devido a processos de circulação de pessoas e atividades. Os estudos acerca da enunciação cinematográfica nos indicarão o processo discursivo desde a experiência sensível até o inteligível. Estabelecer o espaço fílmico como um ponto de convergência entre a arquitetura e o cinema; propondo uma pesquisa sobre a percepção da favela como espaço fílmico tendo como percurso o corpo; a arquitetura; o urbanismo e; por fim; o território relacionando-os com as articulações que formam o sentido. Assim compreendemos melhor a conflituosa relação do homem contemporâneo com os espaços sociais por meio das representações cinematográficas.
     
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