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Título:  
  A inclusão escolar sob o olhar dos alunos com deficiência mental
Autor:  
  Aline Aparecida Veltrone   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSCAR/EDUCAÇÃO ESPECIAL (EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO ESPECIAL)
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO ESPECIAL
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1.340
Resumo  
  Tendo em vista a necessidade de se avaliar e monitorar as práticas advindas da política da inclusão escolar em nosso país; principalmente por meio da opinião e percepção dos principais atores envolvidos neste processo; que são os alunos; este estudo tem por objetivo identificar; descrever e analisar a percepção dos alunos egressos de classe/escola especial para deficientes mentais a respeito da atual matrícula na classe comum; das interações sociais na escola; dos relacionamentos com a aprendizagem do conteúdo curricular; das expectativas futuras; comparando a experiência de escolarização em classe comum com outros espaços da Educação Especial por eles vivenciados. O estudo foi desenvolvido na rede municipal de educação de Araraquara-SP. Participaram do estudo dois grupos de alunos de escolas públicas comuns; sendo o primeiro grupo composto por 10 alunos egressos de espaços especializados (classe ou escola especial) para estudantes com deficiência mental e o outro grupo com 10 alunos que eram os respectivos colegas de classe dos alunos com deficiência. O procedimento de coleta de dados envolveu entrevistas com os 20 alunos e demandas de desenhos acompanhados de interrogativas. A análise dos dados para as respostas das entrevistas foi feita a partir da análise de conteúdo; e a análise dos desenhos foi baseada na impressão global e nos aspectos específicos relacionados à situação escolar comentados pelos alunos. Os resultados evidenciaram que as experiências dos alunos em ambientes inclusivos podem envolver tanto impactos positivos quanto negativos. As maiores conquistas; em termos de práticas inclusivas; estão relacionadas ao papel socializador da escola; contudo; não há unanimidade; sendo que alguns alunos relataram experiências de situações excludentes e estigmatizantes na interação com seus pares. Merece também destaque a aprovação dos alunos aos serviços de apoio especializado; que no contexto estudado são ofertados na forma de serviços de itinerância de professores especializados; e também a importância que os alunos egressos dos espaços especializados atribuem à escola no tocante a inserção social futura. A maior dificuldade relatada por eles diz respeito à dificuldade na aprendizagem do conteúdo curricular. Assim a prática de inclusão escolar; compreendida como a escolarização em classe comum de escola regular parece produzir benefícios para a maioria dos alunos; entretanto; tal prática não pode ser vista a priori como algo bom ou ruim; pois se observa que os alunos com deficiência mental vêem tanto aspectos positivos quanto negativos nesta forma de escolarização. Os resultados positivos parecem vinculados a existência de suporte do professor itinerante; e sugerem o aprofundamento de investigações no sentido de identificar quais suportes favorecem a escolarização inclusiva.
     
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