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Título:  
  Vida familiar e vida escolar: um estudo de caso sobre a trajetória dos alunos internos do Centro de Educação Tecnológica de Januária - MG
Autor:  
  Terezita Pereira Braga Barroso   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO RURAL
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  299
Resumo  
  Pesquisa realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG. (CEFET de Januária-MG) nos anos de 2006 a 2007 com a participação de 71 alunos internos; 10 colaboradores e 61 pesquisados. O principal objetivo da pesquisa foi investigar a trajetória escolar de alunos matriculados em sistema de internato; tendo como referência de análise a participação familiar no processo de adaptação do aluno neste sistema de ensino. Com esse intuito buscamos conhecer as concepções dos pesquisados sobre sua condição de aluno interno e sobre o seu rendimento escolar; identificar quais alunos internos que apresentam baixo rendimento escolar e investigar sobre como se dá o seu relacionamento com o internato e com sua família; bem como; se o baixo rendimento escolar dos alunos internos tem ligação com o seu relacionamento com o internato e com sua família. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso onde optamos pela pesquisa qualitativa com coleta de dados utilizando questionários semi-estruturados; observações participantes; análise de históricos escolares e de boletins informativos e entrevistas com os alunos. Os alunos nos levaram a concluir que o internato é extremamente importante para a formação daqueles que são oriundos do meio rural ou de cidades com baixo índice de desenvolvimento humano; bem como; de famílias com baixa renda e que; apesar da saudade própria da situação de distância física do grupo familiar; esta não vem a ser razão para o baixo rendimento escolar; que razões mais fortes que agem de forma passiva; como o apoio da família e a preservação da mesma; leva o aluno interno a valorizar esta oportunidade e passa a ter uma vida própria adaptada ao internato; onde os laços de amizades são marcantes na relação entre os residentes no CEFET de Januária-MG.
     
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