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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
803,18
KB
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Título: |
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Vida familiar e vida escolar: um estudo de caso sobre a trajetória dos alunos internos do Centro de Educação Tecnológica de Januária - MG |
Autor: |
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Terezita Pereira Braga Barroso
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO RURAL |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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299 |
Resumo |
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Pesquisa realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG. (CEFET de Januária-MG) nos anos de 2006 a 2007 com a participação de 71 alunos internos; 10 colaboradores e 61 pesquisados. O principal objetivo da pesquisa foi investigar a trajetória escolar de alunos matriculados em sistema de internato; tendo como referência de análise a participação familiar no processo de adaptação do aluno neste sistema de ensino. Com esse intuito buscamos conhecer as concepções dos pesquisados sobre sua condição de aluno interno e sobre o seu rendimento escolar; identificar quais alunos internos que apresentam baixo rendimento escolar e investigar sobre como se dá o seu relacionamento com o internato e com sua família; bem como; se o baixo rendimento escolar dos alunos internos tem ligação com o seu relacionamento com o internato e com sua família. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso onde optamos pela pesquisa qualitativa com coleta de dados utilizando questionários semi-estruturados; observações participantes; análise de históricos escolares e de boletins informativos e entrevistas com os alunos. Os alunos nos levaram a concluir que o internato é extremamente importante para a formação daqueles que são oriundos do meio rural ou de cidades com baixo índice de desenvolvimento humano; bem como; de famílias com baixa renda e que; apesar da saudade própria da situação de distância física do grupo familiar; esta não vem a ser razão para o baixo rendimento escolar; que razões mais fortes que agem de forma passiva; como o apoio da família e a preservação da mesma; leva o aluno interno a valorizar esta oportunidade e passa a ter uma vida própria adaptada ao internato; onde os laços de amizades são marcantes na relação entre os residentes no CEFET de Januária-MG. |
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