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Título:  
  Educação profissional e qualidade de ensino: um estudo da interação família-escola na Escola Agrotécnica Federal de Salinas
Autor:  
  Marilze do Carmo Lima e Almeida   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  820
Resumo  
  Este trabalho investiga as trajetórias escolares e os processos de socialização familiar e escolar dos jovens que ingressaram na primeira série do curso médio integrado ao profissionalizante no ano letivo de 2007 na Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAFSalinas-MG). A pesquisa analisou como as características institucionais e familiares interagem na produção da imagem de qualidade de ensino ostentada por essa instituição. Fundamentado no escopo teórico da obra de Pierre Bourdieu articulou abordagens de forma qualitativa e em alguns aspectos também quantitativa mediante a aplicação de três questionários (pais; professores e alunos); com objetivo de levantar as características gerais dos agentes educacionais envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Os resultados da investigação permitiram traçar algumas estratégias combinadas família-escola que garantem trajetórias escolares; que por sua vez garantem as representações sobre a qualidade dessa escola. Dessa forma; identificamos o modo como essas famílias investem na escolarização dos filhos; como se constituem as disposições duráveis (habitus) e os volumes e estruturas de capitais mais ou menos favoráveis às exigências da escolaridade. Assim; visamos ampliar nossa compreensão acerca da "produção da qualidade de ensino" dessa instituição e o 'aparente' paradoxo entre os objetivos do ensino profissional e os da clientela que procura esta escola; a saber; o caráter terminal e profissionalizante versus o caráter propedêutico. Uma das metas da pesquisa foi a caracterização da EAFSalinas-MG de acordo com o seu projeto político institucional; corpo docente e clientela; traçando assim um perfil sociográfico dos atores envolvidos; focalizando a interação família-escola e as práticas socioeducativas das famílias e da instituição. Essa investigação forneceu subsídios para a interpretação do sucesso ou fracasso escolar dos alunos; bem como; aquilatou o valor efetivamente agregado pela instituição; ou seja o efeito-escola na produção de trajetórias escolares de sucesso.
     
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