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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
476,44
KB
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Título: |
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A reprodução ideológica do discurso político na educação: um entendimento através da fala dos professores universitários no contexto do governo Geisel, 1974 – 1979 |
Autor: |
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Gerson Constancia Duarte
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFES/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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213 |
Resumo |
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O Regime Militar no Brasil (1964 1985) compreende um momento de profundas
transformações sociais; econômicas e políticas; as quais o povo brasileiro foi
submetido; gerando alterações em seu modo de pensar e de agir. Tais alterações
podem ser creditadas ao papel dos Aparelhos do Estado que atuaram tanto através
de uma ação direta; pelos Aparelhos Repressivos do Estado; quanto no campo
psicossocial; por meio dos Aparelhos Ideológicos do Estado. Cabe especial
destaque para a atuação no campo psicossocial; o papel da Escola em todos os
seus níveis; a partir da apropriação de uma Ideologia gerada pela Doutrina de
Segurança Nacional e Desenvolvimento e difundida em seu interior. Tal Doutrina;
levada a efeito pelos agentes reprodutores do Estado; tinha o papel de recriar uma
nova Identidade Nacional entre os brasileiros; que estivesse alinhada ao
pensamento burguês e a nova proposta de Nação a ser implantada pela nova
coalizão Civil/Militar. Nas três décadas em que os militares estiveram no poder; o
povo brasileiro assistiu a um Estado autoritário e ditador; que impôs uma política de
exceção; para alcançar seus reais objetivos de uma Nação capitalista e
desenvolvida. A década de 1970 representa uma fase em que o Estado; frente a um
forte processo de desenvolvimento; depara-se com um processo de desaceleração
do crescimento; tendo que mudar o tom de seu discurso e iniciar um processo de
liberalização política; denominado de Distensão. Nesse mesmo período; o país vê a
necessidade da formação de mão-de-obra qualificada para atender à demanda
gerada pelo crescimento econômico; assim como vê também a expansão do ensino
em todos os níveis para promoção dessa geração de recursos humanos. A
expansão do ensino superior; através do incentivo ao ensino privado; desponta
como uma alternativa do governo para a geração desses recursos demandados pelo
crescimento nacional. Nas universidades; onde há um maior descontentamento com
as políticas do governo; o mesmo age para a manutenção da ordem social através
de conteúdos aplicados pela disciplina de Estudos dos Problemas Brasileiro;
introduzindo nas salas de aulas propagandas das grandes ações do Estado para a
manutenção do crescimento; visando ao fortalecimento do sentimento de
nacionalismo entre os estudantes. Nesse campo de intervenção do Estado ganham
especial destaque os professores que; ainda que de forma silenciosa; ou por
temerem uma ação mais violenta Estado; contribuíam para a reprodução das
ideologias contidas na Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento. |
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