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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Resistência à educação a distância na educação corporativa
Autor:  
  Marcus Brauer   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  FGV/SP/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  255
Resumo  
  Embora a resistência às tecnologias seja um problema freqüente nas empresas; as pesquisas nessa área são fragmentadas; não-cumulativas e raras na literatura. Atualmente; a resistência à Educação a Distância [EAD] é um problema significativo; embora tal tecnologia de ensino tenha elevados índices de crescimento em vários países. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as principais dimensões de resistência à EAD na Educação Corporativa [EC]. Após revisão bibliográfica de temas como EC a Distância; Resistência às Tecnologias e Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologias [UTAUT]; foi desenvolvida e testada uma estrutura teórica que visou explicar a Resistência à EAD na EC. As hipóteses iniciais desta pesquisa defenderam que tal resistência é causada por oito fatores: Auto-Eficácia; Competência em TI; Expectativa de Desempenho; Expectativa de Esforço; Influência Social; Condições Facilitadoras; Interatividade e Comunicação Interna. A partir da técnica de Modelagem de Equações Estruturais; as hipóteses iniciais foram testadas e os resultados mostraram que; na amostra pesquisada; as dimensões Auto-Eficácia e Expectativa de Desempenho influenciam direta e positivamente a Resistência à EAD na EC; e as dimensões Expectativa de Esforço; Condições Facilitadoras e Interatividade são construtos antecedentes à Expectativa de Desempenho. Tais resultados podem servir de subsídio na tomada de decisões gerenciais sobre implementação e manutenção de cursos à distância. Do ponto de vista teórico; foi criada e validada uma escala de Resistência à EAD; bem como elaborada uma estrutura teórica de Resistência à EAD na EC – a estrutura READEC. Por fim; são apresentadas sugestões para futuras pesquisas.
     
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