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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,80
MB
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Título: |
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Resistência à educação a distância na educação corporativa |
Autor: |
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Marcus Brauer
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FGV/SP/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Área Conhecimento |
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ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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255 |
Resumo |
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Embora a resistência às tecnologias seja um problema freqüente nas empresas; as pesquisas nessa área são fragmentadas; não-cumulativas e raras na literatura. Atualmente; a resistência à Educação a Distância [EAD] é um problema significativo; embora tal tecnologia de ensino tenha elevados índices de crescimento em vários países. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as principais dimensões de resistência à EAD na Educação Corporativa [EC]. Após revisão bibliográfica de temas como EC a Distância; Resistência às Tecnologias e Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologias [UTAUT]; foi desenvolvida e testada uma estrutura teórica que visou explicar a Resistência à EAD na EC. As hipóteses iniciais desta pesquisa defenderam que tal resistência é causada por oito fatores: Auto-Eficácia; Competência em TI; Expectativa de Desempenho; Expectativa de Esforço; Influência Social; Condições Facilitadoras; Interatividade e Comunicação Interna. A partir da técnica de Modelagem de Equações Estruturais; as hipóteses iniciais foram testadas e os resultados mostraram que; na amostra pesquisada; as dimensões Auto-Eficácia e Expectativa de Desempenho influenciam direta e positivamente a Resistência à EAD na EC; e as dimensões Expectativa de Esforço; Condições Facilitadoras e Interatividade são construtos antecedentes à Expectativa de Desempenho. Tais resultados podem servir de subsídio na tomada de decisões gerenciais sobre implementação e manutenção de cursos à distância. Do ponto de vista teórico; foi criada e validada uma escala de Resistência à EAD; bem como elaborada uma estrutura teórica de Resistência à EAD na EC a estrutura READEC. Por fim; são apresentadas sugestões para futuras pesquisas. |
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