|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
571,98
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Adolescência, escola dominical e educação: perspectivas de um novo processo |
Autor: |
|
Jorge Wagner de Campos Freitas
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UMESP/CIÊNCIAS DA RELIGIÃO |
Área Conhecimento |
|
TEOLOGIA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
274 |
Resumo |
|
Este estudo tem como objetivo identificar alguns fatores que têm contribuído para a evasão de adolescentes da Escola Dominical. O trabalho limita-se ao âmbito da Igreja Metodista; em cidades do interior do Estado de São Paulo. Entender a atual condição da adolescência é requisito para desenvolver ações capazes de prepará-la para o exercício da fé. O primeiro capítulo enfoca o desenvolvimento da adolescência.. Desde o início da Revolução Industrial pesquisadores; médicos; psicólogos; educadores entre outros têm se voltado à pesquisa desta fase de vida. O segundo capítulo propõe uma análise da Escola Dominical. O objetivo deste capítulo é compreender suas origens; seu relacionamento com a adolescência; sua estrutura e funcionamento; pois; ela é um dos melhores espaços para a formação do adolescente. Este precisa de um modelo educativo que ajude seu desenvolvimento e a Escola Dominical pode ser a agência educativa para garantir uma educação apropriada à época atual. O terceiro capítulo aprofunda o conceito de educação de modo geral e educação cristã de modo específico distinguindo-as de ensino. O modelo de educação necessário para o desenvolvimento do adolescente deve ser aquele que o ajude a elaborar seu próprio desenvolvimento numa prática contínua de elaboração e re-elaboração de sua educação; propiciando experiências de vida numa perspectiva cristã. Por fim; o quarto capítulo analisa o resultado da pesquisa de campo; a opinião do adolescente sobre a Escola Dominical e a partir desta compreensão identificar os fatores que contribuem para a evasão. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|