Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,02 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Trajetória escolar de jovens negros do Ensino Médio: perspectivas em relação ao Ensino Superior
Autor:  
  Eunice Pereira Zandona   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  511
Resumo  
  Este trabalho teve por objetivo investigar a trajetória escolar de jovens negros do Ensino Médio e suas perspectivas em relação ao Ensino Superior. Buscou-se compreender a trajetória escolar desses jovens e suas experiências frente ao preconceito e a discriminação sofrida ou presenciada no contexto escolar; e como esses mecanismos interferiram nas trajetórias escolares dos entrevistados. A pesquisa; de cunho qualitativo; foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Cuiabá; Mato Grosso; com estudantes do Ensino Médio; do período noturno. A coleta de dados incluiu aplicação de questionário e; posteriormente; entrevista com 24 jovens negros. Foi possível constatar que o preconceito e a discriminação racial continuam agindo no espaço escolar. As experiências escolares desses jovens negros são diferenciadas em relação aos seus congêneres brancos. Suas trajetórias foram marcadas por exclusão; repetências e discriminação racial. Destaca-se o apoio familiar para superar as dificuldades.
     
    Baixar arquivo