|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,02
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Trajetória escolar de jovens negros do Ensino Médio: perspectivas em relação ao Ensino Superior |
Autor: |
|
Eunice Pereira Zandona
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
511 |
Resumo |
|
Este trabalho teve por objetivo investigar a trajetória escolar de jovens negros do Ensino Médio e suas perspectivas em relação ao Ensino Superior. Buscou-se compreender a trajetória escolar desses jovens e suas experiências frente ao preconceito e a discriminação sofrida ou presenciada no contexto escolar; e como esses mecanismos interferiram nas trajetórias escolares dos entrevistados. A pesquisa; de cunho qualitativo; foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Cuiabá; Mato Grosso; com estudantes do Ensino Médio; do período noturno. A coleta de dados incluiu aplicação de questionário e; posteriormente; entrevista com 24 jovens negros. Foi possível constatar que o preconceito e a discriminação racial continuam agindo no espaço escolar. As experiências escolares desses jovens negros são diferenciadas em relação aos seus congêneres brancos. Suas trajetórias foram marcadas por exclusão; repetências e discriminação racial. Destaca-se o apoio familiar para superar as dificuldades. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|