|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
790.57
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Desenvolvimento sustentável através de transferência de tecnologia: o caso do município de castro no estado do Paraná |
Autor: |
|
Alessandro Kremer
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UTFPR/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
235 |
Resumo |
|
A Transferência de Tecnologia entre países é assunto de grande relevância. Neste
contexto está a cadeia de leite brasileira; uma vez que o avanço das tecnologias para
produção do leite "in natura" a faz destacar-se entre as melhores do mundo. O
presente trabalho estuda a viabilidade de implantação de uma Usina-Escola; com
transferência de tecnologia francesa; que formará Mestres Queijeiros na região de
Castro; estado do Paraná. Foi realizada uma pesquisa aplicada; exploratória e descritiva;
através do método indutivo; que do ponto de vista da abordagem do problema;
caracteriza-se como qualitativa. O procedimento técnico realizado foi o levantamento
de dados através de análise de documentos primários e secundários; que
embasaram o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de 16 (dezesseis)
entrevistas semi-estruturadas e observação direta juntos de todos os envolvidos
no processo. O principal objetivo da pesquisa foi verificar a viabilidade de desenvolvimento
sustentável; com transferência de tecnologia; do município de Castro.
Para atender a este objetivo foi necessário levantar todos os potenciais econômicos
da região bem como conhecer a estrutura organizacional de produção de queijo na
França e; diagnosticar entre os atores locais do município de Castro; as expectativas
existentes quanto a agregação de valor ao leite in natura. Os passos necessários
para que o projeto seja viável foram descritos de maneira sistemática e de acordo
com os resultados da pesquisa. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|