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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,03
MB
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Título: |
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“Nós estamos aqui!”: O Hip Hop e a construção de identidades em um espaço de produção de sentidos e leituras de mundo |
Autor: |
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William de Goes Ribeiro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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413 |
Resumo |
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Essa dissertação toma o Hip Hop na escola como um instrumento de análise para pensar as
identidades; em especial a identidade negra; em confronto a desafios tais como o ideal do
branqueamento. Essa é uma questão que é central nos assuntos contemporâneos. O objetivo
geral do presente estudo foi analisar até que ponto o Hip Hop pode contribuir na construção
da identidade de maneira positiva. Seu eixo principal da interrogação está na dualidade
diferença-igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A metodologia está baseada no
estudo etnográfico (entrevista semi-estruturada; observação participante e análise de
documentos) como também pesquisa-ação. Os resultados da pesquisa indicam limites;
potenciais e desafios ao desenvolvimento de um projeto com uma prática cultural específica;
tal como o Hip Hop na escola; numa perspectiva multicultural crítica. Contudo; o ideal do
branqueamento é um problema educacional e social que tem raízes históricas. O presente
estudo indica que a transcendência da aproximação de raça deve incluir muitos atores na
emancipação (estudantes; família; professores; comunidade escolar). Porém; existem outras
possibilidades de intervenção; explicitado no estudo quando este revela um processo
configurado na pluralidade; a partir de diversas experiências; baseado; por exemplo; na
perspectiva cultural híbrida pela qual a identidade Hip Hop pode ser concebida. O estudo
argumenta; portanto; que o projeto; além disso; discute sobre desigualdade; assim como;
atividades desenvolvidas na escola num alcance crítico-transformador; podendo ser um
caminho para a mudança em ambos; o ideal do branqueamento e o racismo (institucional e
difuso); sendo influente no desafio de outros processos que o atravessem; como o machismo e
o sexismo. |
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