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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
644.55
KB
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Título: |
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Quarup: o processo de formação discursiva de padre
Nando na obra de Antonio Callado |
Autor: |
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Jenekelli Jablonski
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIOESTE/LETRAS -LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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2,583 |
Resumo |
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Esta pesquisa tem como propósito refletir e analisar o processo de transformação da personagem Nando; protagonista do romance Quarup (1967) do escritor Antonio Callado. A referida obra está inserida no período contemporâneo compreendendo as obras e movimentos literários surgidos nas décadas de 60 e 70 do século passado. Para atender a esta proposta; metodologicamente; recorrer-se-á à pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Sendo assim; a análise está pautada nos pressupostos teóricos; principalmente; de Mikhail Bakhtin. A ênfase que Quarup recebe neste estudo está em efetuar reflexões sobre o percurso do protagonista; um padre católico cuja trajetória aponta para as adversidades perante a vida e a integração social num mundo desconhecido; devido a sua formação sacerdotal num mosteiro. Antonio Callado ao criar a trajetória ficcional da personagem Nando; reporta-se a alguns episódios históricos e míticos do Brasil; referentes à época na qual a narrativa romanesca se insere; ou seja; o período que vai do governo de Getúlio Vargas; pouco antes de seu suicídio em 1954; até o período da ditadura militar; instaurada em 1964. As metamorfoses vividas por Nando em seu processo de deseducação e nova formação estão intrinsecamente ligadas ao desenvolvimento do Brasil nessa época. Sendo assim; pode-se dizer que Quarup apresenta características que fazem parte do romance de formação (Bildungsroman); e dele se aproxima. Ao verificar as transformações a que o protagonista é submetido percebe-se que; mudando a sua educação em formação autêntica; Nando troca; em pouco tempo; o sacerdócio católico pelo indigenismo laico no Xingu; mais tarde; vai desespiritualizando; no discurso e na ação; o seu amor à mulher; e; finalmente; opta pela atividade reformista e revolucionária entre os camponeses do Nordeste. Esses aspectos são pertinentes à medida que corroboram para a constituição da identidade do protagonista e sua aproximação; de forma alegórica; com o Brasil daquela época. |
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