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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
115,13
KB
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Título: |
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O complexo de Sofia: ciência, desejo e
educação à luz do pós-estruturalismo |
Autor: |
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Pablo Dias Fortes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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432 |
Resumo |
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O presente trabalho consiste na desconstrução de um dos principais
fundamentos do chamado discurso científico e; conseqüentemente; do
cientificismo presente também no campo educacional a partir da crítica de
Jacques Derrida em torno do projeto estruturalista. Discute; assim; as
fragilidades teóricas relativas ao conceito de estrutura; bem como a tentativa
de se fazer deste conceito a matriz por excelência do pensamento científico;
especialmente após a lingüística de Saussure e da antropologia de Lévi-
Strauss. Neste sentido; argumenta-se que a noção de estrutura não passaria
de um mero recalque lógico oriundo de um histórico fetiche epistemológico da
própria ciência. Trata-se; portanto; de um exame radical acerca do verdadeiro
motivo pelo qual a ciência tem se desenvolvido desde o seu clássico
nascimento grego; isto é: como a expressão de um desejo. Por fim; termina
com uma reflexão sobre os principais aspectos da obra de Rubem Alves;
destacando sobretudo sua perspectiva anticientificista da educação. |
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