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Título:  
  Estimação de indicadores educacionais por sexo e raça/cor através da metodologia profluxo
Autor:  
  Alessandra da Rocha Santos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ENCE/ESTUDOS POPULACIONAIS E PESQUISAS SOCIAIS
Área Conhecimento  
  Área Não Informada
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  466
Resumo  
  Um dos grandes desafios no Brasil; em relação à educação; é a questão do fluxo escolar; ou seja; o comportamento dos alunos em sua trajetória dentro do sistema educacional. Através de modelos de fluxo escolar pode-se analisar o comportamento dos alunos pertencentes a uma coorte; em determinado nível de ensino seriado; em relação a sua condição de promovidos; repetentes ou evadidos. Até os anos 80; as estatísticas oficiais sobre fluxo eram baseadas em dados colhidos diretamente na escola; o que gerava sérios erros de conceituações na estatística escolar. Alguns críticos da época apontavam que o principal motivo para tais erros era a definição de repetência. Assim; Fletcher e Ribeiro desenvolveram uma metodologia para tentar corrigir essas deficiências: o PROFLUXO (Projeto Fluxo dos Alunos do Ensino de Primeiro Grau). A principal vantagem do modelo PROFLUXO; é que ele utiliza demográficos obtidos em pesquisas domiciliares como o Censo e a Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (PNAD). O objetivo desse trabalho é estimar indicadores educacionais e seus erros amostrais; através do modelo PROFLUXO; utilizando dados das PNAD’s de 2001 a 2004 incorporando o desenho amostral da pesquisa e analisar esses indicadores de acordo com características socioeconômicas dos alunos como sexo e raça/cor.
     
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