|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,63
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Estimação de indicadores educacionais por sexo e raça/cor através da metodologia profluxo |
Autor: |
|
Alessandra da Rocha Santos
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
ENCE/ESTUDOS POPULACIONAIS E PESQUISAS SOCIAIS |
Área Conhecimento |
|
Área Não Informada |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
466 |
Resumo |
|
Um dos grandes desafios no Brasil; em relação à educação; é a questão do fluxo
escolar; ou seja; o comportamento dos alunos em sua trajetória dentro do sistema
educacional. Através de modelos de fluxo escolar pode-se analisar o comportamento dos
alunos pertencentes a uma coorte; em determinado nível de ensino seriado; em relação a
sua condição de promovidos; repetentes ou evadidos.
Até os anos 80; as estatísticas oficiais sobre fluxo eram baseadas em dados
colhidos diretamente na escola; o que gerava sérios erros de conceituações na estatística
escolar. Alguns críticos da época apontavam que o principal motivo para tais erros era a
definição de repetência. Assim; Fletcher e Ribeiro desenvolveram uma metodologia para
tentar corrigir essas deficiências: o PROFLUXO (Projeto Fluxo dos Alunos do Ensino de
Primeiro Grau).
A principal vantagem do modelo PROFLUXO; é que ele utiliza demográficos obtidos
em pesquisas domiciliares como o Censo e a Pesquisa Nacional por Amostragem
Domiciliar (PNAD).
O objetivo desse trabalho é estimar indicadores educacionais e seus erros
amostrais; através do modelo PROFLUXO; utilizando dados das PNADs de 2001 a 2004
incorporando o desenho amostral da pesquisa e analisar esses indicadores de acordo com
características socioeconômicas dos alunos como sexo e raça/cor. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|