Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  4,35 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Uso de recursos da internet para o ensino de matemática: WebQuest: uma experiência com professores do ensino médio
Autor:  
  Clarice Silva Fernandes   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Área Conhecimento  
  MATEMÁTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  246
Resumo  
  Nesta dissertação; abordam-se questões referentes ao papel que o professor desempenha ao incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas aulas; assim como as possibilidades e as dificuldades oriundas destas tecnologias. Neste sentido; o objetivo foi investigar quais as contribuições que podem acontecer na prática pedagógica dos professores que constroem e aplicam WebQuests; ou mesmo que analisam e selecionam WebQuests já disponíveis na internet para aplicá-la com os alunos. Constituiu-se também como objetivo analisar a construção e a aplicação da WebQuest: Bola de futebol e a Matemática a alunos da segunda série do Ensino Médio; em uma escola da Grande São Paulo. A investigação aqui apresentada foi desenvolvida tendo por base a comparação da teoria construcionista com a instrucionista; embora se tenha enfatizado a teoria de aprendizagem construcionista. Além disso; buscou-se inspiração na aprendizagem cooperativa e no papel do professor no ambiente cooperativo e nos objetivos educacionais; na Taxonomia de Bloom; e no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação; destacando-se a importância da mediação pedagógica e do papel que o professor desempenha ao utilizar tais recursos tecnológicos. Com base no estudo realizado; acredita-se que; ao utilizar essas tecnologias em sala de aula; o professor assume o papel de mediador; orientador e facilitador da aprendizagem do aluno. Pode-se concluir que a atividade WebQuest favoreceu a construção do conhecimento dos alunos sobre os sólidos arquimedianos e possibilitou que acontecesse a mediação pedagógica
     
    Baixar arquivo