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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,35
MB
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Título: |
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Uso de recursos da internet para o ensino de matemática: WebQuest: uma experiência com professores do ensino médio |
Autor: |
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Clarice Silva Fernandes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
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MATEMÁTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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246 |
Resumo |
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Nesta dissertação; abordam-se questões referentes ao papel que o professor desempenha ao incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas aulas; assim como as possibilidades e as dificuldades oriundas destas tecnologias. Neste sentido; o objetivo foi investigar quais as contribuições que podem acontecer na prática pedagógica dos professores que constroem e aplicam WebQuests; ou mesmo que analisam e selecionam WebQuests já disponíveis na internet para aplicá-la com os alunos. Constituiu-se também como objetivo analisar a construção e a aplicação da WebQuest: Bola de futebol e a Matemática a alunos da segunda série do Ensino Médio; em uma escola da Grande São Paulo. A investigação aqui apresentada foi desenvolvida tendo por base a comparação da teoria construcionista com a instrucionista; embora se tenha enfatizado a teoria de aprendizagem construcionista. Além disso; buscou-se inspiração na aprendizagem cooperativa e no papel do professor no ambiente cooperativo e nos objetivos educacionais; na Taxonomia de Bloom; e no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação; destacando-se a importância da mediação pedagógica e do papel que o professor desempenha ao utilizar tais recursos tecnológicos. Com base no estudo realizado; acredita-se que; ao utilizar essas tecnologias em sala de aula; o professor assume o papel de mediador; orientador e facilitador da aprendizagem do aluno. Pode-se concluir que a atividade WebQuest favoreceu a construção do conhecimento dos alunos sobre os sólidos arquimedianos e possibilitou que acontecesse a mediação pedagógica |
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