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Título:  
  Estratégias comunicacionais e práticas de WebRP: o processo de legitimação na sociedade midiatizada
Autor:  
  Daiana Stasiak   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSM/COMUNICAÇÃO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  342
Resumo  
  Este estudo tem como objetivo mapear as estratégias de comunicação presentes em portais da Internet ao longo do advento da web comercial (1995) e tipificar as diferentes fases das práticas de Relações Públicas nesta ambiência (WebRP). Aqui a noção de legitimação proposta por Berger e Luckmann (1985) é relacionada ao contexto da comunicação midiática no qual as instituições procuram o campo dos media Rodrigues (1990) em busca da visibilidade para disputar sua legitimação junto aos públicos Barichello (2001; 2008). Porém; este contexto é complexificado com a formação da sociedade midiatizada advinda com o desenvolvimento sociotécnico; especialmente a Internet. Este fenômeno ocasiona o deslocamento no processo de busca da legitimação institucional e faz com que na atualidade a visibilidade por si não baste; mas; faz-se necessário que as organizações interajam com seus públicos no ambiente midiatizado. A partir desses pressupostos o estudo busca responder à seguinte problemática: Como o cenário da midiatização afetou as práticas de Relações Públicas na web? A hipótese que norteou este estudo é que o pensar das Relações Públicas precisou adequar a atividade profissional e suas estratégias aos desenvolvimentos sociotécnicos. A metodologia utiliza o estudo de casos múltiplos com base em Yin (2005). O texto está dividido em quatro partes: a primeira tem como finalidade abordar o processo de legitimação e discuti-lo no contexto do processo de midiatização da sociedade; a segunda objetiva entender o deslocamento da compreensão dos meios de comunicação como canal responsável pela mediação entre o emissor e o receptor (E-M-R) para uma concepção dos meios como ambiência; o terceiro capítulo traz conceitos da área de Relações Públicas e reflete sobre as mudanças advindas com a ambiência da Internet e o último capítulo apresenta o mapeamento de estratégias de comunicação em portais; caracterizado nas três fases da WebRP; que apontam para o fato de que as estratégias comunicacionais são adequadas às possibilidades sociotécnicas de cada tempo e interferem nas formas de relacionamento com os públicos.
     
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