|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
17,68
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Estratégias comunicacionais e práticas de WebRP: o processo de legitimação na sociedade midiatizada |
Autor: |
|
Daiana Stasiak
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSM/COMUNICAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
COMUNICAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
342 |
Resumo |
|
Este estudo tem como objetivo mapear as estratégias de comunicação presentes em portais da Internet ao longo do advento da web comercial (1995) e tipificar as diferentes fases das práticas de Relações Públicas nesta ambiência (WebRP). Aqui a noção de legitimação proposta por Berger e Luckmann (1985) é relacionada ao contexto da comunicação midiática no qual as instituições procuram o campo dos media Rodrigues (1990) em busca da visibilidade para disputar sua legitimação junto aos públicos Barichello (2001; 2008). Porém; este contexto é complexificado com a formação da sociedade midiatizada advinda com o desenvolvimento sociotécnico; especialmente a Internet. Este fenômeno ocasiona o deslocamento no processo de busca da legitimação institucional e faz com que na atualidade a visibilidade por si não baste; mas; faz-se necessário que as organizações interajam com seus públicos no ambiente midiatizado. A partir desses pressupostos o estudo busca responder à seguinte problemática: Como o cenário da midiatização afetou as práticas de Relações Públicas na web? A hipótese que norteou este estudo é que o pensar das Relações Públicas precisou adequar a atividade profissional e suas estratégias aos desenvolvimentos sociotécnicos. A metodologia utiliza o estudo de casos múltiplos com base em Yin (2005). O texto está dividido em quatro partes: a primeira tem como finalidade abordar o processo de legitimação e discuti-lo no contexto do processo de midiatização da sociedade; a segunda objetiva entender o deslocamento da compreensão dos meios de comunicação como canal responsável pela mediação entre o emissor e o receptor (E-M-R) para uma concepção dos meios como ambiência; o terceiro capítulo traz conceitos da área de Relações Públicas e reflete sobre as mudanças advindas com a ambiência da Internet e o último capítulo apresenta o mapeamento de estratégias de comunicação em portais; caracterizado nas três fases da WebRP; que apontam para o fato de que as estratégias comunicacionais são adequadas às possibilidades sociotécnicas de cada tempo e interferem nas formas de relacionamento com os públicos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|