|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,17
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
“Eu cuido dela e ela me cuida”: um estudo
qualitativo sobre o cuidado intergeracional com o idoso |
Autor: |
|
Gisela Cataldi Flores
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSM/ENFERMAGEM |
Área Conhecimento |
|
ENFERMAGEM |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
323 |
Resumo |
|
O envelhecimento populacional é um fenômeno social mundial heterogêneo e; no
Brasil está ocorrendo de forma rápida; gerando uma demanda social para a família;
para a sociedade e para o Estado; os quais devem satisfazê-la. Assim optou-se por
uma pesquisa qualitativa; com abordagem etnográfica; a qual objetivou interpretar
como ocorre o cuidado intergeracional com o idosos residentes em uma área de
abrangência da Estratégia de Saúde da Família ; no município de Santa Maria;
interior do Rio Grande do Sul; de acordo com as particularidades culturais. Como
referencias teórico utilizou-se entre outros; Clifford Geertz; e Madaleine Leininger. A
análise dos dados sustentou-se em Laurence Bardin; a qual trabalha com análise
de conteúdo. Também foi utilizado o referencial de Lorraine M. Wright e Maureen
Leahey que afirmam que o genograma é um dos instrumentos particularmente útil a
ser empregado pela enfermeira; caracterizado como um diagrama do grupo familiar.
No decorrer desse estudo emergiu o tema reciprocidade como condicionante do
cuidado; entrelaçado com outros temas para o significado do cuidado intergeracional
com o idoso. Os mesmos são apresentados e discutidos considerando os
comportamentos; atitudes; valores e crenças dos idosos e seus cuidadores de outras gerações. Considera-se que o cuidado com o idoso praticado pelas outras
gerações pode ser uma oportunidade de co-responsabilização com o cuidado e com
o envelhecimento populacional. Nesse sentido propõem-se ações intergeracionais;
com cuidadores informais e formais. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|