|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
874,33
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Produção e gestão no teatro de grupo como projeto de construção de autonomia |
Autor: |
|
Flavia Janiaski Vale
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UDESC/TEATRO |
Área Conhecimento |
|
ARTES |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
421 |
Resumo |
|
A presente dissertação apresenta uma reflexão sobre os procedimentos de
produção relacionados com o Teatro de Grupo. A pesquisa desenvolvida analisa os
procedimentos de produção grupais enquanto formas de gestão autônoma associadas à
articulação de zonas de autonomia características do trabalho de grupo. Para tanto analiso
os procedimentos de três grupos nacionais: Grupo Galpão (MG); Grupo Imbuaça (SE);
Companhia Carona (SC). Estes grupos constituem um universo polivalente no que se
refere aos procedimentos de trabalho; e ao mesmo tempo representam zonas culturais
distintas de um certo teatro produzido nas mega-capitais brasileiras RJ e SP.
A dissertação se propõe a delinear um perfil destes grupos; destacando suas
afinidades e diferenças para identificar estratégias de produção e de organização
administrativas que sirvam de alicerce na construção de autonomia destes grupos.
Partindo do princípio de que o Produtor e Administrador Teatral são vistos como um elo
entre o mercado; os artistas; o Estado e o público. E que estes - produtor e administrador
constituem o núcleo administrativo do teatro de grupo com a função de pensar
estratégias de produção e distribuição do bem cultural; e este núcleo está intrinsecamente
ligado ao processo de criação artística do mesmo. A principal questão a ser respondida é:
como este produtor/gestor vai ultrapassar a lógica da arte de mercadoria para a arte com
significação? Fazendo com que o projeto artístico defina o financiamento e não o
financiamento defina o projeto artístico. Em segundo plano procuro delinear estratégias
de produção que busquem a autonomia financeira e artística do teatro de grupo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|