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Título:  
  O RPG digital na mediação da aprendizagem da escrita
Autor:  
  Sueli da Silva Xavier Cabalero   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNEB/EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  852
Resumo  
  Este estudo analisa as potencialidades dos jogos de RPG (Role Playing Game) digital com interface fórum de comunicação; na mediação da aprendizagem na escola; sobretudo no que se refere à formação de produtores de escrita. Tal discussão ancorou-se na abordagem sócio-construtivista da educação. O jogo RPG é visto como uma comunidade de aprendizagem; onde os sujeitos interagem entre si e constroem o conhecimento por meio da colaboração. A perspectiva metodológica adotada é quali-quantitativa; de modelo praxiológico gramsciano e participante. O jogo RPG digital foi aplicado com um grupo de seis estudantes do ensino fundamental; numa escola da rede pública de ensino; da cidade do Salvador. Nesta mediação características como “leitor vigilante”; “escritor vigilante”; “autoria colaborativa” foram evidenciadas. O jogo RPG digital by Fórum mostrou-se um instrumento mediador de aprendizagem altamente interativo; com potencial para formação de comunidade de leitores e escritores; e impulsionador de ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Conclui-se que o referido jogo constitui uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada para trabalhar as diversas áreas do conhecimento; assim como nos diferentes níveis de escolaridade. Revelou-se; ainda; um espaço onde os sujeitos expressaram as suas idéias espontaneamente; ao invés de copiarem modelos previamente estabelecidos.
     
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