|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,33
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O RPG digital na mediação da aprendizagem da escrita |
Autor: |
|
Sueli da Silva Xavier Cabalero
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNEB/EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
852 |
Resumo |
|
Este estudo analisa as potencialidades dos jogos de RPG (Role Playing Game)
digital com interface fórum de comunicação; na mediação da aprendizagem na
escola; sobretudo no que se refere à formação de produtores de escrita. Tal
discussão ancorou-se na abordagem sócio-construtivista da educação. O jogo RPG
é visto como uma comunidade de aprendizagem; onde os sujeitos interagem entre si
e constroem o conhecimento por meio da colaboração. A perspectiva metodológica
adotada é quali-quantitativa; de modelo praxiológico gramsciano e participante. O
jogo RPG digital foi aplicado com um grupo de seis estudantes do ensino
fundamental; numa escola da rede pública de ensino; da cidade do Salvador. Nesta
mediação características como leitor vigilante; escritor vigilante; autoria
colaborativa foram evidenciadas. O jogo RPG digital by Fórum mostrou-se um
instrumento mediador de aprendizagem altamente interativo; com potencial para
formação de comunidade de leitores e escritores; e impulsionador de ZDP (Zona de
Desenvolvimento Proximal). Conclui-se que o referido jogo constitui uma ferramenta
pedagógica que pode ser utilizada para trabalhar as diversas áreas do
conhecimento; assim como nos diferentes níveis de escolaridade. Revelou-se; ainda;
um espaço onde os sujeitos expressaram as suas idéias espontaneamente; ao invés
de copiarem modelos previamente estabelecidos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|