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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
785,74
KB
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Título: |
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De "babás de luxo" a professoras: narrativas autobiográficas, formação e docência na educação infantil |
Autor: |
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Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNEB/EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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454 |
Resumo |
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O presente estudo inscreve-se numa pesquisa no âmbito do Mestrado em
Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia - UNEB;
desenvolvida entre abril de 2005 e setembro de 2007; através de inquietações e
leituras realizadas sobre a temática formação docente e história de vidas de
professoras de Educação Infantil; bem como; das experiências e trajetória da
pesquisadora enquanto professora e professora-formadora nesta área. Analisar;
através das narrativas autobiográficas; a trajetória de vida e formação de
professoras da educação infantil; destacando a relação deste percurso -
profissional/pessoal - com o processo de construção da identidade profissional
tornou-se objeto de estudo. Refletir sobre como tais profissionais vêm lidando com
as demandas e necessidades formativas para esta área; identificar e buscar
entender o que impulsionou tais profissionais a escolher a profissão; contribuir
através narrativas (auto) biográficas das professoras para ampliar a discussão
sobre esse campo de atuação; assim como a ressignificação da identidade desta
profissional se constituem em objetivos da pesquisa. O estudo foi desenvolvido no
campo da pesquisa qualitativa e buscou analisar as histórias de vida de mulheres;
professoras da educação infantil; à luz da abordagem autobiográfica como fonte de
investigação. Constituem-se sujeitos da pesquisa cinco professoras de educação
infantil que iniciaram a profissão a mais de quatro anos e desenvolvem suas
atividades docentes em instituições públicas e particulares no Município de Feira de
Santana. Como instrumentos para coleta das narrativas foram utilizados entrevistas
e registros escritos das professoras construídos no espaço de formação continuada
das instituições que atuam. O estudo possibilitou uma reflexão sobre o ingresso na
profissão; os desafios da prática; obstáculos que as professoras enfrentam no seu
dia-a-dia; quando foram ouvidas suas impressões sobre momento atual da
educação infantil e; por conseguinte da sua profissão. A pertinência da pesquisa
reside na reflexão sobre o significado e singularidade da educação infantil; sobre a
necessidade de uma formação inicial e continuada para as profissionais que nela
atuam e na importância de considerarmos suas trajetórias e contextos de
experiências para que assim entendamos a complexidade e amplitude do tema; a
sua abrangência. A educação infantil é apresentada enquanto campo repleto de
contribuições a dar para as outras áreas; níveis de ensino. Entretanto; o desafio é
continuar promovendo uma discussão sobre esse tema; sobretudo; a formação de
suas profissionais. |
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