|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,92
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
PETI: de(sen)volvendo a infância perdida? |
Autor: |
|
Lucia Alvares Pedreira
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNEB/EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
173 |
Resumo |
|
O objetivo dessa dissertação é refletir o que significou para a região sisaleira baiana a
experiência do trabalho desenvolvido nas Jornadas Ampliadas do Programa de Erradicação do
Trabalho Infantil Peti tendo como foco central compreender o que tem representado para as
crianças beneficiárias ter sido retiradas do trabalho nos campos de sisal e participar das
atividades sócioeducativas desenvolvidas nas Jornadas Ampliadas desse Programa. Busca
ainda; apreender as repercussões no processo de desenvolvimento das crianças; o que
representou para elas em termos de abrir novos horizontes no sentido de viver plenamente a
sua infância e ao terem acesso a uma educação integral; romper com a sina do fracasso
escolar. Neste sentido; buscando conhecer os sujeitos da pesquisa; as crianças e adolescentes
participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no cotidiano das jornadas
ampliadas e também da escola; optou-se por um estudo de caso; em um município da região
sisaleira; a cidade de Nova Fátima. A pesquisa; basicamente de cunho qualitativo; utilizou-se
de entrevistas com crianças e adolescentes de uma jornada ampliada; suas famílias;
professores e monitores do Peti; além da observação direta de uma jornada e de uma sala de
aula em duas escolas do Município. Dialogar com alguns teóricos foi fundamental para a
compreensão da noção da infância como uma construção social; entre eles Ariès; Sirota;
Maria Carmem Barbosa; entre tantos outros. Os pesquisadores portugueses Sarmento e Pinto
trouxeram pistas importantes; a necessidade de um olhar plural sobre a criança; apontando que
estudos sobre a infância devem pautar-se nas distintas culturas infantis; recusando a hipótese
de uma única cultura da infância. Será que as crianças sisaleiras entraram no bonde do futuro;
ou continuam à margem do futuro?; o Peti trouxe a possibilidade de viver a plenitude da
infância?. De fato; o Peti tem possibilitado às crianças dessa região; o acesso; a permanência e
a melhoria do desempenho escolar? Essas são algumas das indagações que pautaram essa
pesquisa. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|