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Título:  
  PETI: de(sen)volvendo a infância perdida?
Autor:  
  Lucia Alvares Pedreira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNEB/EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  173
Resumo  
  O objetivo dessa dissertação é refletir o que significou para a região sisaleira baiana a experiência do trabalho desenvolvido nas Jornadas Ampliadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti tendo como foco central compreender o que tem representado para as crianças beneficiárias ter sido retiradas do trabalho nos campos de sisal e participar das atividades sócioeducativas desenvolvidas nas Jornadas Ampliadas desse Programa. Busca ainda; apreender as repercussões no processo de desenvolvimento das crianças; o que representou para elas em termos de abrir novos horizontes no sentido de viver plenamente a sua infância e ao terem acesso a uma educação integral; romper com a sina do fracasso escolar. Neste sentido; buscando conhecer os sujeitos da pesquisa; as crianças e adolescentes participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no cotidiano das jornadas ampliadas e também da escola; optou-se por um estudo de caso; em um município da região sisaleira; a cidade de Nova Fátima. A pesquisa; basicamente de cunho qualitativo; utilizou-se de entrevistas com crianças e adolescentes de uma jornada ampliada; suas famílias; professores e monitores do Peti; além da observação direta de uma jornada e de uma sala de aula em duas escolas do Município. Dialogar com alguns teóricos foi fundamental para a compreensão da noção da infância como uma construção social; entre eles Ariès; Sirota; Maria Carmem Barbosa; entre tantos outros. Os pesquisadores portugueses Sarmento e Pinto trouxeram pistas importantes; a necessidade de um olhar plural sobre a criança; apontando que estudos sobre a infância devem pautar-se nas distintas culturas infantis; recusando a hipótese de uma única cultura da infância. Será que as crianças sisaleiras entraram no bonde do futuro; ou continuam “à margem do futuro”?; o Peti trouxe a possibilidade de viver a plenitude da infância?. De fato; o Peti tem possibilitado às crianças dessa região; o acesso; a permanência e a melhoria do desempenho escolar? Essas são algumas das indagações que pautaram essa pesquisa.
     
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