Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  444,73 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A educação de jovens e adultos e o ensino de física
Autor:  
  Carla Mara Tonial Marke   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  286
Resumo  
  Considerando a necessidade de entender e ressignificar as práticas pedagógicas; a presente pesquisa coloca em foco a Educação de Jovens e Adultos em nível médio de escolarização tendo como base estudos sistemáticos e dados empíricos da prática pedagógica realizada em uma escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul. A partir daí; coloca em discussão o ensino de Física nos programas de EJA; seus desafios e possibilidades. Diante deste propósito; busca-se; inicialmente; na legislação vigente destinada a esta modalidade de ensino; aspectos para entendermos melhor o que está previsto para a EJA de nível médio e que observações são feitas em relação a área científica. Diante do objetivo almejado para a Educação de Jovens e Adultos; a (re) significação do currículo nessa modalidade; em especial o de Física; apresenta-se como uma possibilidade pedagógica concreta e indispensável; embora ainda condicionada por concepções e práticas fortemente tradicionais tanto por parte de professores quanto alunos. Por fim são apresentadas algumas considerações a respeito das possibilidades de concretização e limitações na efetivação de propostas curriculares constituídas a partir dos estudos e reflexões realizadas.
     
    Baixar arquivo