|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
444,73
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A educação de jovens e adultos e o ensino de física |
Autor: |
|
Carla Mara Tonial Marke
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
286 |
Resumo |
|
Considerando a necessidade de entender e ressignificar as práticas pedagógicas; a presente
pesquisa coloca em foco a Educação de Jovens e Adultos em nível médio de escolarização
tendo como base estudos sistemáticos e dados empíricos da prática pedagógica realizada em
uma escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul. A partir daí; coloca em
discussão o ensino de Física nos programas de EJA; seus desafios e possibilidades. Diante
deste propósito; busca-se; inicialmente; na legislação vigente destinada a esta modalidade de
ensino; aspectos para entendermos melhor o que está previsto para a EJA de nível médio e
que observações são feitas em relação a área científica. Diante do objetivo almejado para a
Educação de Jovens e Adultos; a (re) significação do currículo nessa modalidade; em especial
o de Física; apresenta-se como uma possibilidade pedagógica concreta e indispensável;
embora ainda condicionada por concepções e práticas fortemente tradicionais tanto por parte
de professores quanto alunos. Por fim são apresentadas algumas considerações a respeito das possibilidades de concretização e limitações na efetivação de propostas curriculares
constituídas a partir dos estudos e reflexões realizadas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|