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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
625,52
KB
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Título: |
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Cartas em tempos de guerra: uma missão cívico-patriótica da Associação Brasileira de Educação (1942-1945) |
Autor: |
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Glaucia Diniz Marques
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UERJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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288 |
Resumo |
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Examinar as atividades empreendidas pela Associação Brasileira de Educação (ABE) durante o período da Segunda Guerra Mundial; em função dos combatentes aquartelados em Fernando de Noronha; a fim de compreender a relação dessas atividades com o movimento cívico-patriótico presente na entidade desde sua criação; é o objetivo dessa dissertação. Para tanto; foi examinado o dossiê Esforço de Guerra; preservado na ABE; e em especial; a correspondência enviada e recebida; entre 1942 e 1945. Trata-se de uma pesquisa que se inscreve nas preocupações desenvolvidas em estudos sobre a escrita epistolar; particularmente os que se articulam na perspectiva da história da cultura escrita. Estruturada em três capítulos; inicialmente; privilegia uma discussão de natureza metodológica; na qual se ressalta o movimento da investigação para apreender a importância da correspondência entre educadoras e combatentes; as notícias de uma declaração de guerra e as marcas da escolarização sobre o papel. A seguir; no segundo capítulo trato das atividades realizadas pelas abeanas; durante a Segunda Guerra Mundial; o que significou; também; mapear e analisar como as matérias sobre a guerra; publicadas em seu periódico; a Revista Educação; serviram; mais uma vez; para disseminar os discursos cívico-patrióticos da instituição. No terceiro e último capítulo; no qual pude observar os pedidos e os envios de materiais diversos para combater a solidão provocada pelo isolamento físico e as apreensões provocadas pelas notícias do conflito; procurei interpretar as razões que moveram os correspondentes. Ao eleger as cartas trocadas entre os combatentes e as educadoras que colaboraram no Esforço de Guerra; como fonte/objeto de pesquisa; o presente estudo pretende contribuir para ampliar a compreensão de um período pouco examinado pela historiografia da educação; e; em particular; o papel desempenhado pela Associação Brasileira de Educação. |
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