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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,69
MB
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Título: |
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Textos Paradidáticos e o Ensino de Física: uma análise das ações do professor no âmbito da sala de aula |
Autor: |
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Alysson Cristiano Beneti
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/BAU/EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA |
Área Conhecimento |
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Área Não Informada |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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264 |
Resumo |
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Algumas pesquisas em ensino de Física têm apontado a importância da utilização de textos paradidáticos; no processo de aprendizagem; como um recurso que pode contribuir para viabilizar um espaço de diálogo em sala de aula; possibilitando interações e; consequentemente; corroborando para a construção coletiva de conhecimentos. Nesta vertente; o papel do professor é fundamental; tendo em vista que será por intermédio da sua mediação que os diferentes conhecimentos; estudados no cotidiano da sala de aula; se desencadearão e se estruturarão. Desta forma; a presente pesquisa investigou as características das ações manifestadas por um professor de Física; ao utilizar; particularmente; um capítulo de um específico texto paradidático; no contexto da sala de aula; identificando possíveis avanços e apropriações de conhecimento por parte dos alunos de uma turma de ensino de jovens e adultos (EJA). A pesquisa é um estudo de caso e as transcrições das aulas foram obtidas através de gravações em vídeo. Foi utilizada a categorização da análise da enunciação; defendida por Bardin; para identificar elementos referentes ao perfil do discurso do professor e; de posse deste perfil; foi empregada a categorização; proposta por Penick; visando a verificação relacionada ao nível hierárquico de alfabetização científica assumida pelos alunos. Os conhecimentos específicos; particularmente presentes durante a utilização do texto; envolviam velocidade; gravitação; força; impulso; pressão; radiação; massa e teoria do Big Bang. Verificou-se que o texto; da maneira como foi empregado pelo professor; foi motivador para o aprendizado e; potencialmente significativo para o aumento do interesse dos alunos nas aulas de Física; tendo sido observados casos de avanços de nível de alfabetização científica; principalmente com relação aos conceitos de campo gravitacional; aceleração gravitacional e sua dependência em relação às massas dos corpos que interagem; bem como a diferenciação entre os conceitos de massa e peso. Buscando caracterizar o discurso do professor; identificou-se ser predominantemente controlado; se empenhando na constante busca em direcionar as discussões durante as aulas; mantendo em discussão os temas planejados; procurando formular questões que despertassem a curiosidade; socializando o conhecimento; respeitando a diversidade de opiniões; relacionando conceitos físicos com o cotidiano; retomando e sistematizando conceitos reincidentes. |
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