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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
897,33
KB
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Título: |
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A personagem Vicentina: uma representação do Portugal dos Quinhentos |
Autor: |
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Silvana Assis Freitas Pitillo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2002 |
Acessos: |
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381 |
Resumo |
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Este trabalho tem como objetivo principal mostrar; através de três autos de Gil Vicente - o Auto da Barca do Inferno; o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória - os valores preconizados pelo dramaturgo; o seu compromisso político com o Estado absolutista português e suas opções estéticas que lhe permitiram condenar ou salvar; e até mesmo deixar a vagar; as personagens que desfilaram diante das embarcações divinal e infernal. Para tanto; demonstramos através dos diálogos destas figuras com o Anjo e com o Diabo; dos símbolos; das vestimentas que estas portam; o significado que adquiriram no processo de condenação ou salvação das mesmas. Construídas como personagens-tipo; representam os mais diversos segmentos sociais; profissionais ou cargos existentes na sociedade quinhentista portuguesa. Daí a necessidade de contextualizar cada um dos grupos que aparecem nas obras; simbolizados pelas figuras-tipo. Estas peças vicentinas apresentam uma crítica à conduta dos vários segmentos de uma sociedade que passa por profundas transformações em todos os níveis: político; econômico; social e cultural. Para realizá-la o dramaturgo português utiliza-se de uma estética medieval. Sendo a Sátira o baluarte estético destes três autos; aliada à tipificação no processo de construção das personagens e à farsa; enquanto princípio temático; somando-se aí a presença do riso popular. |
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