|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
776,05
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a prática social da linguagem |
Autor: |
|
Margarete Von Mühlen Poll
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFMG/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS |
Área Conhecimento |
|
LINGÜÍSTICA |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
301 |
Resumo |
|
O eixo desta tese é o ensino de norma padrão; que encontra lugar através do ensino das regras
e da metalinguagem veiculadas pelos compêndios de gramática normativa. Esta tese procura
investigar por que o ensino de gramática normativa continua pautando as aulas de Língua
Portuguesa nas escolas mesmo após a Lingüística ter apontado as falhas desses compêndios.
Trabalhamos com a hipótese de que são quatro os principais fatores que levam à continuidade
desse ensino. Essa hipótese coloca as publicações na área dos estudos da Lingüística no centro
da discussão. Assim; a tese trabalhará com publicações na área da Lingüística Teórica e da
Lingüística Aplicada que discutem o conceito de norma padrão - ou outras terminologias
empregadas em referência à norma lingüística de prestígio - e seu ensino. O trabalho divide-se
em sete seções; que abordam; em linhas gerais; o surgimento do normativismo lingüístico e
o questionamento do mesmo. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|