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Título:  
  Ensino de língua portuguesa: relações entre o saber científico e a prática social da linguagem
Autor:  
  Margarete Von Mühlen Poll   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMG/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  301
Resumo  
  O eixo desta tese é o ensino de norma padrão; que encontra lugar através do ensino das regras e da metalinguagem veiculadas pelos compêndios de gramática normativa. Esta tese procura investigar por que o ensino de gramática normativa continua pautando as aulas de Língua Portuguesa nas escolas mesmo após a Lingüística ter apontado as falhas desses compêndios. Trabalhamos com a hipótese de que são quatro os principais fatores que levam à continuidade desse ensino. Essa hipótese coloca as publicações na área dos estudos da Lingüística no centro da discussão. Assim; a tese trabalhará com publicações na área da Lingüística Teórica e da Lingüística Aplicada que discutem o conceito de norma padrão - ou outras terminologias empregadas em referência à norma lingüística de prestígio - e seu ensino. O trabalho divide-se em sete seções; que abordam; em linhas gerais; o surgimento do normativismo lingüístico e o questionamento do mesmo.
     
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