|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,10
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Gestão estratégica da qualidade em EAD - Educação a distância como fator de competição das instituições de ensino: um estudo de caso |
Autor: |
|
Jean Carlos Cavaleiro
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIP/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
207 |
Resumo |
|
Essa pesquisa aborda conceitos da qualidade; mais especificamente da qualidade em serviços. O serviço foco do estudo é a Educação a Distância - EAD; que; por ser uma modalidade de ensino que está em ampla ascensão; requer um estudo direcionado para entender o que é; sua realidade; os tipos existentes e o principal; que é apontar o que os clientes esperam desse serviço; ou seja; quais são suas expectativas. O estudo se propôs explorar conceitos; modelos e o fator qualidade na educação a distância; como também contribuir para direcionar instituições de ensino na melhoria da gestão dessa emergente modalidade.
Para tanto; realizou-se uma pesquisa exploratória que inclui revisão da literatura em ensino a distância; ensino presencial; qualidade e serviços; como subsídio para um melhor entendimento dessa problemática. A fim de atingir um dos objetivos específicos da pesquisa; foi feito um estudo comparativo entre a EAD e o ensino presencial tradicional. A mensuração do padrão de qualidade foi direcionada pelo ponto de vista do aluno e foi constatado que os alunos da modalidade presencial estão mais satisfeitos do que os alunos da modalidade à distância. Esta constatação no caso estudado se choca com afirmações da literatura; o que levou a considerações críticas sobre o resultado; sendo apontadas as oportunidades para melhoria cabíveis; em especial quanto ao aspecto interatividade.
A pesquisa pretende servir de direção para instituições de ensino que atuem ou pretendem atuar na EAD; pontuando o que os alunos dessa modalidade esperam do curso; o que pode facilitar uma gestão estratégica na busca da qualidade
A pesquisa pretende servir de direção para instituições de ensino
que atuem ou pretendem atuar na EAD, pontuando o que os alunos dessa
modalidade esperam do curso, o que pode facilitar uma gestão estratégica na
busca da qualidade. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|