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Título:  
  A abordagem contrastiva na terapia fonológica em diferentes gravidades do desvio fonológico
Autor:  
  Karina Carlesso Pagliarin   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSM/DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA
Área Conhecimento  
  FONOAUDIOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  319
Resumo  
  Este estudo teve como objetivo comparar três modelos com abordagem contrastiva no tratamento de diferentes gravidades do desvio fonológico e analisar a generalização estrutural obtida. A amostra constituiu-se de nove sujeitos com desvio fonológico; com idades entre 4:2 e 6:6. Todos foram avaliados; antes e após a terapia fonológica. Foram estabelecidos três grupos para o tratamento; sendo todos constituídos por três sujeitos; cada grupo tinha um representante com desvio severo; moderado-severo e médio-moderado. Cada grupo foi submetido a um modelo - Oposições Mínimas; Oposições Máximas/Empty Set e Oposições Múltiplas. Foram comparadas as avaliações fonológica inicial e final; considerando-se o número de sons estabelecidos nos sistemas fonológicos; o número de sons presentes nos inventários fonéticos; os traços distintivos alterados; o Percentual de Consoantes Corretas e as generalizações (a itens não-utilizados no tratamento; para outras posições na palavra; dentro de uma classe de sons e para outras classes de sons). Posteriormente; realizou-se análise estatística dos dados; utilizando o Teste de Friedman; considerando-se p<0;05 e análise descritiva entre os modelos. Não houve diferença estatisticamente significante entre os modelos considerando-se a gravidade do desvio fonológico. Os Modelos de Oposições Mínimas e Oposições Máximas/Empty Set favoreceram maior número de aquisição de sons no inventário fonético nos sujeitos com graus severos e moderado-severo; enquanto que o Modelo de Oposições Múltiplas favoreceu melhor desempenho na aquisição de sons no sistema fonológico e diminuição dos traços distintivos alterados nos desvio severos e moderado-severos. Verificou-se aumento do Percentual de Consoantes Corretas e a ocorrência dos diferentes tipos de generalização em todos os grupos estudados; entretanto não houve diferença estatística entre eles. Os modelos de terapia foram eficazes no tratamento das diferentes gravidades do desvio fonológico e favoreceram a ocorrência de generalização observando-se melhor desempenho das crianças com desvio severo e moderado-severo.
     
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