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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,08
MB
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Título: |
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Princípios da pesquisa científica em ambientes virtuais: um olhar fundamentado no paradigma do pensamento complexo |
Autor: |
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Marcia Paul Waquil
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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240 |
Resumo |
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A presente tese tem como objetivo construir princípios que possam auxiliar a desenvolver a pesquisa científica para investigar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs); sob o ponto de vista do pensamento complexo. Para tanto; o estudo é desenvolvido numa abordagem qualitativa de cunho dialógico; com base no Paradigma do Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin. Este estudo indica princípios da pesquisa científica em ambientes virtuais de aprendizagem; fundamentado na compreensão dos desafios que a cibercultura impõe para a realização de pesquisas científicas em AVAs e na análise da dinâmica dos mesmos. Estes princípios são divididos em ontológicos; epistemológicos e metodológicos; e formam o quadro de referência para o desenvolvimento de um tipo de pesquisa que denominamos de PesquisAVA. Esta tem como objeto de estudo os ambientes virtuais de aprendizagem; sendo uma pesquisa que se caracteriza por se realizar no espaço virtual; fazendo uso da tecnologia digital. Através de uma aplicação prática dos princípios; utilizando o AVA ROODA; foi possível identificar as possibilidades e os limites da PesquisAVA. Os limites; de uma maneira geral; dizem respeito às dificuldades da pesquisa fundamentada no paradigma da complexidade de expressar; com as limitações que temos; a multiplicidade dos caminhos; dos olhares; dos contextos. Ainda; incluem as dificuldades de organizar uma quantidade muito grande de dados que normalmente são produzidos nos AVAs. Como possibilidades; a PesquisAVA permite desenvolver a investigação respeitando as especificidades do AVA e explorando as mesmas em proveito da pesquisa. Com esse tipo de pesquisa mostramos que; não só é preciso; mas é possível embasar a investigação em ambientes virtuais de aprendizagem sob um novo paradigma. A PesquisAVA proporciona; também; novas compreensões/ explicações sobre o funcionamento do AVA; o processo de ensino e de aprendizagem nesse ambiente; as relações professor-aluno e aluno-aluno nesse novo espaço/tempo virtual; as novas linguagens; os processos de construção do conhecimento; enfim o complexo contexto que o AVA representa. Diante disso; esse tipo de pesquisa pode contribuir para descobertas sobre processos investigativos no AVA que permitam qualificar; cada vez mais; o uso dos mesmos na educação. |
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