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Título:  
  Princípios da pesquisa científica em ambientes virtuais: um olhar fundamentado no paradigma do pensamento complexo
Autor:  
  Marcia Paul Waquil   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  240
Resumo  
  A presente tese tem como objetivo construir princípios que possam auxiliar a desenvolver a pesquisa científica para investigar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs); sob o ponto de vista do pensamento complexo. Para tanto; o estudo é desenvolvido numa abordagem qualitativa de cunho dialógico; com base no Paradigma do Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin. Este estudo indica princípios da pesquisa científica em ambientes virtuais de aprendizagem; fundamentado na compreensão dos desafios que a cibercultura impõe para a realização de pesquisas científicas em AVAs e na análise da dinâmica dos mesmos. Estes princípios são divididos em ontológicos; epistemológicos e metodológicos; e formam o quadro de referência para o desenvolvimento de um tipo de pesquisa que denominamos de PesquisAVA. Esta tem como objeto de estudo os ambientes virtuais de aprendizagem; sendo uma pesquisa que se caracteriza por se realizar no espaço virtual; fazendo uso da tecnologia digital. Através de uma aplicação prática dos princípios; utilizando o AVA ROODA; foi possível identificar as possibilidades e os limites da PesquisAVA. Os limites; de uma maneira geral; dizem respeito às dificuldades da pesquisa fundamentada no paradigma da complexidade de expressar; com as limitações que temos; a multiplicidade dos caminhos; dos olhares; dos contextos. Ainda; incluem as dificuldades de organizar uma quantidade muito grande de dados que normalmente são produzidos nos AVAs. Como possibilidades; a PesquisAVA permite desenvolver a investigação respeitando as especificidades do AVA e explorando as mesmas em proveito da pesquisa. Com esse tipo de pesquisa mostramos que; não só é preciso; mas é possível embasar a investigação em ambientes virtuais de aprendizagem sob um novo paradigma. A PesquisAVA proporciona; também; novas compreensões/ explicações sobre o funcionamento do AVA; o processo de ensino e de aprendizagem nesse ambiente; as relações professor-aluno e aluno-aluno nesse novo espaço/tempo virtual; as novas linguagens; os processos de construção do conhecimento; enfim o complexo contexto que o AVA representa. Diante disso; esse tipo de pesquisa pode contribuir para descobertas sobre processos investigativos no AVA que permitam qualificar; cada vez mais; o uso dos mesmos na educação.
     
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