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Título:  
  Ser professor da educação de jovens e adultos em busca da sua cultura profissional
Autor:  
  Jefferson Falcão Sales   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UECE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  578
Resumo  
  Investiga cultura docente no Centro de Educação de Jovens e Adultos e suas implicações na formação continuada dos professores. Tem origem no seguinte questionamento: o que sabe; pensa e faz o professor da Educação de Jovens e Adultos que atua em contexto específico; e quais as implicações destes elementos para formação continuada? Teve como objetivo principal compreender a cultura dos professores que atuam no Centro de Educação de Jovens e Adultos; de Maracanaú; analisando as especificidades desta prática pedagógica e as implicações na sua formação continuada. O estudo foi desenvolvido com suporte nos referenciais teóricos de vários autores do Brasil e do Exterior; todos devidamente referenciados; que discutem o professor como profissional com saberes próprios e a cultura docente em ação. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e contou com o suporte dos princípios metodológicos da Etnometodologia. Foram pesquisados dois (02) professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Maracanaú - Ceará – Brasil; que atuam nos turnos em que funciona esse estabelecimento de ensino. Para a coleta de dados recorreu-se à entrevista semi-estruturada; à observação da prática pedagógica; análise de documentos pertinentes à iniciativa e à caracterização física e administrativa da escola. A análise da literatura evidenciou que a evolução histórica dos processos democráticos no Brasil permitiu nova configuração legal e mudança na idéia de Educação de Jovens e Adultos no País. Alguns problemas históricos dessa modalidade; no entanto; persistem em seu universo pedagógico; entre os quais a ausência de formação inicial e continuada contextualizada com a demanda de seus profissionais e de políticas públicas para jovens e adultos. Investigando o pensamento do professores do CEJAM acerca da EJA e sobre seu papel como educador de jovens e adultos; chegou-se às seguintes conclusões: 1)os professores do CEJAM relacionam sua identidade profissional com o perfil sociocultural de seu alunado; 2)consideram o trabalho realizado pelo CEJAM como indispensável para a sociedade; por possibilitar a reintegração de pessoas excluídas do mundo escolar; 3)apontam a capacidade de lidar com histórias de vida marcadas por fracassos sucessivos na aquisição do saber escolar como fundamental ao exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos. A prática docente acompanhada revelou ainda mobilização de vários saberes profissionais; sobressaindo-se aqueles constituídos com base da experiência; os disciplinares e pedagógicos; e que prevalece uma cultura cooperativa “balcanizada” entre os professores. Neste sentido; as peculiaridades da docência no CEJAM devem constituir ponto de partida para um projeto de formação continuada renovador e fortalecedor de uma cultura docente verdadeiramente cooperativa nessa escola.
     
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