Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3,78 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Encontrando, minimizando e planejando percursos: uma introdução à teoria dos grafos no ensino médio.
Autor:  
  Ivail Muniz Jr.   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  CEFET/RJ/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Área Conhecimento  
  MATEMÁTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  454
Resumo  
  O advento dos computadores e das técnicas digitais; no século XX; vem promovendo profundas transformações na sociedade; onde a cultura dos procedimentos seqüenciais se torna rapidamente um padrão. Concomitantemente; a articulação da Matemática ensinada no Ensino Médio com temas atuais da ciência e da tecnologia tem sido defendida e recomendada pela LDB e pelos PCN´s. A Teoria dos Grafos trata de diversos problemas pertinentes e aplicáveis às mais variadas áreas do conhecimento; além de oferecer oportunidades significativas para a compreensão da influência; potencialidade e limitações dos processos algorítmicos na resolução de problemas atuais. Apresenta ainda problemas envolvendo situações de simples entendimento; cuja exploração revela diversas propriedades matemáticas interessantes; oferecendo ao aluno a possibilidade de desenvolver uma série de habilidades importantes; tais como explorar; analisar; conjecturar; modelar; generalizar; dentre outras. A partir da constatação dessa realidade; apresenta-se neste trabalho uma proposta de Introdução à Teoria dos Grafos no Ensino Médio; que privilegia a construção do conhecimento matemático através do conceito de Investigação Matemática. As atividades realizadas envolvem assuntos como os Ciclos Eulerianos; Problemas do Caminho Mínimo e do Caminho Crítico; uma introdução ao conceito de complexidade; o teorema de Festinger e o Problema do Caixeiro Viajante. A interligação do conhecimento adquirido com assuntos atualmente presentes no programa do Ensino Médio; tais como Análise Combinatória e Matrizes reforça a importância e alcance do tema. Analisam-se as estratégias apresentadas pelos alunos numa abordagem inicial aos problemas; bem como a transformação dessas estratégias ao longo das aulas. Constata-se que a descoberta de soluções; sempre presentes nas atividades realizadas; não estão necessariamente atreladas à construção de argumentos consistente que justifiquem tais soluções. Os resultados das atividades apontam para a possibilidade e relevância deste tema no Ensino Médio. A partir das atividades elaboradas e da análise do desenvolvimento dos alunos no decorrer do processo ensino-aprendizagem; elaborou-se o material didático: Grafos: Conceitos e Contextos para o Ensino Médio que; além de abordar atividades investigativas; traz uma compilação dos conceitos estudados nas atividades; bem como uma variedade de problemas e aplicações desses conceitos; oferecendo a professores e alunos subsídios para a exploração de Grafos na sala de aula de Matemática no Ensino Médio.
     
    Baixar arquivo