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Título:  
  O Collégio de Educandos Artífices – 1865-1874: a infância desvalida da Parahyba do Norte
Autor:  
  Guaraciane Mendonça de Lima   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPB/J.P./HISTÓRIA
Área Conhecimento  
  HISTÓRIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  335
Resumo  
  Este trabalho tem como objetivo analisar a condição da criança e da infância no contexto de crise econômica e social pela qual passou a Província da Parahyba do Norte; tomando como referência o período de funcionamento do Collégio de Educandos Artífices de 1865 a 1874. A referida instituição foi criada por Lei Provincial no ano de 1859 e tinha por objetivo prestar instrução de primeiras letras e dar formação voltada para o trabalho à infância desvalida. Escrever essa história se constituiu um desafio no sentido de percebermos como foi elaborada uma cultura histórico-educacional; no que concerne especialmente à educação profissional voltada para as crianças de uma determinada classe que foi constituída a partir das vivências econômicas; sociais e; particularmente; culturais; conforme nos orientou Thompson (1987). Ao estudarmos a referida instituição buscamos responder aos seguintes questionamentos: Quem eram as crianças que ingressavam no Collégio? De onde advinham os recursos para a manutenção da instituição? Quais os reais interesses do governo provincial ao criá-la? Que demandas econômicas sociais e culturais motivaram a sua criação? Assim; elaboramos nossa análise a partir dos referenciais teóricos e metodológicos propugnados pela história social e cultural na perspectiva concebida por Burke (2005). Foram utilizadas fontes primárias; isto é; manuscritos referentes ao Collégio de Educandos Artífices; tais como: relatórios; ofícios; termos de contratos; balancetes; pertencentes ao acervo do Arquivo Histórico do Estado da Paraíba – FUNESC. Também foram utilizados os regimentos; regulamentos e normatizações referentes à instrução pública e particular produzidos na Parahyba do Norte. Fontes secundárias tais como: livros e artigos que tratam sobre a temática; foram de grande valia para realizarmos as interlocuções com outras instituições do mesmo gênero localizadas em outras províncias do Império brasileiro. Concluímos nosso estudo indicando a importância que teve essa instituição para o desenvolvimento de ofícios destinados à formação da infância desvalida na Parahyba do Norte; no oitocentos; constituindo-se; portanto; um importante exemplo acerca da educação profissional no Brasil e; mais particularmente; na Paraíba republicana.
     
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