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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
882,73
KB
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Título: |
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+ 1 ano é fundamental: práticas de governamento dos sujeitos infantis nos discursos do ensino fundamental de nove anos |
Autor: |
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Rochele da Silva Santaiana
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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503 |
Resumo |
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Esta dissertação analisa o Ensino Fundamental de Nove Anos; como uma política pública para a educação; reconhecendo a escolarização obrigatória da criança de seis anos no Ensino Fundamental como uma forma de governamento. As escolhas metodológicas; para a realização deste trabalho inserem-se na linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação; em sua vertente pós-estruturalista; e valem-se dos estudos sobre governamentalidade; conforme foram tematizados por Michel Foucault e também da Análise do Discurso inspirada no referido autor. Além de Michel Foucault; destaco como trabalhos que me auxiliaram em minhas argumentações os de Iole Maria Faviero Trindade; Clarice Salete Traversini; Alfredo Veiga-Neto; Pat OMalley; Jorge Ramos do Ó; entre outros. Foram analisadas as publicações do Ministério da Educação sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos; bem como Atos Legais e informações pertinentes à temática. Procurei examinar como os saberes visibilizados pelos documentos legitimam propostas e práticas educacionais que objetivam o sucesso da alfabetização e da escolarização. Problematizo os discursos postos em circulação pelo Ministério da Educação; que procuram minimizar danos provenientes de repetências e evasões; ao engajaram-se em crenças que não visam somente prover uma educação de qualidade; mas constituir um controle e gerenciamento do risco social; beneficiando; assim; o desenvolvimento econômico do país; por meio da inclusão de todas as crianças de seis anos no Ensino Fundamental. Discuto que o governamento da população infantil se exerce por meio de uma regulação da ação pedagógica ao prescrever orientações sobre como trabalhar a alfabetização e o letramento em sala de aula. Essa ação de condução do trabalho docente também gera um efeito sobre o outro; a criança; o aluno que está sendo incluído no 1º ano do Ensino Fundamental e que integra uma parte da população que também é governada e controlada por meio de políticas públicas. |
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