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Título:  
  + 1 ano é fundamental: práticas de governamento dos sujeitos infantis nos discursos do ensino fundamental de nove anos
Autor:  
  Rochele da Silva Santaiana   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  503
Resumo  
  Esta dissertação analisa o Ensino Fundamental de Nove Anos; como uma política pública para a educação; reconhecendo a escolarização obrigatória da criança de seis anos no Ensino Fundamental como uma forma de governamento. As escolhas metodológicas; para a realização deste trabalho inserem-se na linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação; em sua vertente pós-estruturalista; e valem-se dos estudos sobre governamentalidade; conforme foram tematizados por Michel Foucault e também da Análise do Discurso inspirada no referido autor. Além de Michel Foucault; destaco como trabalhos que me auxiliaram em minhas argumentações os de Iole Maria Faviero Trindade; Clarice Salete Traversini; Alfredo Veiga-Neto; Pat O’Malley; Jorge Ramos do Ó; entre outros. Foram analisadas as publicações do Ministério da Educação sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos; bem como Atos Legais e informações pertinentes à temática. Procurei examinar como os saberes visibilizados pelos documentos legitimam propostas e práticas educacionais que objetivam o sucesso da alfabetização e da escolarização. Problematizo os discursos postos em circulação pelo Ministério da Educação; que procuram minimizar danos provenientes de repetências e evasões; ao engajaram-se em crenças que não visam somente prover uma educação de qualidade; mas constituir um controle e gerenciamento do risco social; beneficiando; assim; o desenvolvimento econômico do país; por meio da inclusão de todas as crianças de seis anos no Ensino Fundamental. Discuto que o governamento da população infantil se exerce por meio de uma regulação da ação pedagógica ao prescrever orientações sobre como trabalhar a alfabetização e o letramento em sala de aula. Essa ação de condução do trabalho docente também gera um efeito sobre o outro; a criança; o aluno que está sendo incluído no 1º ano do Ensino Fundamental e que integra uma parte da população que também é governada e controlada por meio de políticas públicas.
     
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