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Título:  
  Formação continuada e prática docente: encontros e desencontros em uma experiência de educação de jovens e adultos
Autor:  
  Elça Maria Sá Bandeira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UECE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  294
Resumo  
  Este trabalho investigou a relação entre a formação continuada e a prática pedagógica dos docentes do “Programa de Formação e Escolarização do Servidor Público Cearense” (PFESP); iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado há quase uma década. Teve como objetivo analisar as estratégias de formação continuada desenvolvidas ou em desenvolvimento no “Programa de Formação e Escolarização do Servidor Público” (PFESP) e sua articulação com as necessidades da prática pedagógica dos docentes que nele atuam. A abordagem teórica encontrou suporte; dentre outros autores; em Haddad (2000); Di Pierrô (2001) e Moura (2003) que tratam da Educação de jovens e adultos no contexto brasileiro; em Imbernón (2000); Brzezinski (2001); Candau (1997) e Lima Nunes (2004) que discutem os processos de formação dos professores. O estudo de caso; utilizado como método; contou com o aporte da pesquisa qualitativa. Foram pesquisados seis (06) professores em seis Núcleos do PFESP. Para a coleta de dados recorreu-se à entrevista semi-estruturada; a observação da prática pedagógica e a análise de documentos pertinentes à iniciativa. A análise da literatura evidenciou o crescente reconhecimento nacional da educação de jovens e adultos como direito social fundamental promotor de cidadania e imprescindível como estratégia de elevação cultural do povo brasileiro. Ressalta também a insuficiência e; por vezes; inadequação da formação inicial direcionada para a educação de jovens e adultos; assim como a dissociação entre as ações de formação continuada e às necessidades da prática polivalente do professor. A situação não é diferente no Ceará; sobretudo no caso do PFESP. As análises evidenciaram que os docentes pesquisados têm vivenciado uma formação continuada centrada nos aspectos operacionais do PFESP (metodologia e recursos pedagógicos); o que não satisfaz as necessidades da prática pedagógica. As entrevistas e observações mostraram que a prática pedagógica é guiada pela experiência desses profissionais em outros contextos e em outros momentos de sua trajetória profissional. É o saber da experiência produzida ao longo do magistério que tem subsidiado suas intervenções visando auxiliar a aprendizagem dos alunos e a gestão da ordem pedagógica da telessala. Permanecem velhos desafios; dentre eles a falta de compromisso político das elites governamentais com a EJA; expressa nas precárias condições de trabalho e de formação asseguradas ao professor que atua no PFESP.
     
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