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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
640,15
KB
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Título: |
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Formação continuada e prática docente: encontros e desencontros em uma experiência de educação de jovens e adultos |
Autor: |
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Elça Maria Sá Bandeira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UECE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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294 |
Resumo |
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Este trabalho investigou a relação entre a formação continuada e a prática pedagógica dos docentes do Programa de Formação e Escolarização do Servidor Público Cearense (PFESP); iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado há quase uma década. Teve como objetivo analisar as estratégias de formação continuada desenvolvidas ou em desenvolvimento no Programa de Formação e Escolarização do Servidor Público (PFESP) e sua articulação com as necessidades da prática pedagógica dos docentes que nele atuam. A abordagem teórica encontrou suporte; dentre outros autores; em Haddad (2000); Di Pierrô (2001) e Moura (2003) que tratam da Educação de jovens e adultos no contexto brasileiro; em Imbernón (2000); Brzezinski (2001); Candau (1997) e Lima Nunes (2004) que discutem os processos de formação dos professores. O estudo de caso; utilizado como método; contou com o aporte da pesquisa qualitativa. Foram pesquisados seis (06) professores em seis Núcleos do PFESP. Para a coleta de dados recorreu-se à entrevista semi-estruturada; a observação da prática pedagógica e a análise de documentos pertinentes à iniciativa. A análise da literatura evidenciou o crescente reconhecimento nacional da educação de jovens e adultos como direito social fundamental promotor de cidadania e imprescindível como estratégia de elevação cultural do povo brasileiro. Ressalta também a insuficiência e; por vezes; inadequação da formação inicial direcionada para a educação de jovens e adultos; assim como a dissociação entre as ações de formação continuada e às necessidades da prática polivalente do professor. A situação não é diferente no Ceará; sobretudo no caso do PFESP. As análises evidenciaram que os docentes pesquisados têm vivenciado uma formação continuada centrada nos aspectos operacionais do PFESP (metodologia e recursos pedagógicos); o que não satisfaz as necessidades da prática pedagógica. As entrevistas e observações mostraram que a prática pedagógica é guiada pela experiência desses profissionais em outros contextos e em outros momentos de sua trajetória profissional. É o saber da experiência produzida ao longo do magistério que tem subsidiado suas intervenções visando auxiliar a aprendizagem dos alunos e a gestão da ordem pedagógica da telessala. Permanecem velhos desafios; dentre eles a falta de compromisso político das elites governamentais com a EJA; expressa nas precárias condições de trabalho e de formação asseguradas ao professor que atua no PFESP. |
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