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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
634,01
KB
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Título: |
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Avaliação de habilidades cognitivas e viso-motoras em pessoas com Síndrome de Down |
Autor: |
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Sílvia Verônica Pacanaro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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USF/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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832 |
Resumo |
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Com o objetivo de avaliar habilidades intelectuais e viso-motoras em pessoas com Síndrome de Down (SD); os testes TONI 3 Forma A e o Bender Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) foram aplicados individualmente em 51 com a síndrome. Na amostra; selecionada por conveniência; havia integrantes de ambos os sexos; com idade cronológica variando entre seis e 24 anos (M=15;3; DP=4;9); oriundos de instituições que atendem essa
população em uma cidade do interior de São Paulo. Os resultados indicaram evidência de validade convergente entre os resultados obtidos com o TONI-3-Forma A e o B-SPG; que medem construtos diferentes; mas que durante uma etapa do desenvolvimento é esperado que mostrem correlação entre si. Por meio da prova de Pearson foram obtidos índices de correlação negativos e altamente significativos; congruentes com os pressupostos teóricos
dos instrumentos utilizados (r=-0;57; p<0;001); demonstrando que os participantes que tiveram mais acertos na medida de inteligência foram os que cometeram menos erros na medida de habilidade viso-motora. Ainda assim; sugere-se que outros estudos sejam realizados com amostras maiores de SD; do que a aqui pesquisada; visando à identificação de padrões de desenvolvimento de habilidades cognitivas e viso-motoras nessa população;
bem como possibilidade de que programas de intervenção mais apropriados sejam elaborados para desenvolver o potencial nela identificado. |
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