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Título:  
  Avaliação de habilidades cognitivas e viso-motoras em pessoas com Síndrome de Down
Autor:  
  Sílvia Verônica Pacanaro   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USF/PSICOLOGIA
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  832
Resumo  
  Com o objetivo de avaliar habilidades intelectuais e viso-motoras em pessoas com Síndrome de Down (SD); os testes TONI 3 – Forma A e o Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) foram aplicados individualmente em 51 com a síndrome. Na amostra; selecionada por conveniência; havia integrantes de ambos os sexos; com idade cronológica variando entre seis e 24 anos (M=15;3; DP=4;9); oriundos de instituições que atendem essa população em uma cidade do interior de São Paulo. Os resultados indicaram evidência de validade convergente entre os resultados obtidos com o TONI-3-Forma A e o B-SPG; que medem construtos diferentes; mas que durante uma etapa do desenvolvimento é esperado que mostrem correlação entre si. Por meio da prova de Pearson foram obtidos índices de correlação negativos e altamente significativos; congruentes com os pressupostos teóricos dos instrumentos utilizados (r=-0;57; p<0;001); demonstrando que os participantes que tiveram mais acertos na medida de inteligência foram os que cometeram menos erros na medida de habilidade viso-motora. Ainda assim; sugere-se que outros estudos sejam realizados com amostras maiores de SD; do que a aqui pesquisada; visando à identificação de padrões de desenvolvimento de habilidades cognitivas e viso-motoras nessa população; bem como possibilidade de que programas de intervenção mais apropriados sejam elaborados para desenvolver o potencial nela identificado.
     
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